Reportagem que indica cláusulas confidenciais em contrato de vacina repercute na tribuna

Situação das escolas da rede pública para volta às aulas em 2021 também foi debatida
12/11/2020 15:27 | Plenário | Mauricia Figueira - Foto: Carol Jacob

Compartilhar:

Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2020/fg257579.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2020/fg257580.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2020/fg257581.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2020/fg257582.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2020/fg257583.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Vacina CoronaVac e condições das escolas para a volta às aulas foram alguns dos temas no Plenário Juscelino Kubitschek nesta quinta-feira (12/11).

O deputado Douglas Garcia (PTB) iniciou a sessão informando que entrou com ação popular no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo contra o governador João Doria "solicitando imediata suspensão da contratação feita pelo governador com a empresa chinesa Sinovac". O parlamentar alegou que, segundo reportagem em canal de televisão, o contrato tem cláusulas confidenciais, o que o motivou a entrar com a ação no TJ-SP. "Ao que tudo indica o governador João Doria está querendo esconder alguma coisa. Não faz sentido nenhum possuir cláusulas confidenciais".

Após ver a mencionada reportagem, a deputada Janaina Paschoal (PSL) pediu à emissora cópia dos documentos noticiados. "A emissora disse que não poderia enviar os documentos. Enviei então e-mail para o Instituto Butantan". A deputada informou que, em julho, fez uma série de indagações ao Instituto Butantan e ao governo do Estado de São Paulo a respeito da vacina. "Meu foco era segurança dos voluntários, não a questão contratual. Porém, indaguei o que estava envolvido em termos de recurso público nessa parceria. Na resposta ao requerimento de informações veio claramente a informação de que não havia recursos públicos envolvidos. Estou estranhando muito. E agora a CNN teve acesso a documento que fala o contrário", comentou.

Readequação das escolas

Outro assunto debatido na tribuna da Alesp foi a volta às aulas. Carlos Giannazi (PSOL) considera que não há condições para o retorno efetivo das aulas na rede estadual com as condições atuais. "O governo não tem investido na adequação arquitetônica das escolas para conviver com a pandemia. Não é possível voltar com o modelo predial que temos, escolas sem ventilação, com janelas fechadas. As escolas públicas em geral são verdadeiras prisões, não têm ventilação e são superlotadas. O governo tem de fazer readequação arquitetônica", ponderou. Giannazi afirmou que a Fundação para o Desenvolvimento do Ensino (FDE) é a autarquia responsável pela construção e reforma das escolas e possui recursos orçamentários. "Não vejo movimentação da FDE para readequar as escolas".

O deputado Coronel Telhada (Progressistas) comentou notícias sobre aumento do número de infectados por Covid-19 nas classes A e B. "Isso é um golpe que está sendo armado. Estão dizendo que os hospitais estão lotados para o governo alugar mais leitos particulares. A doença existe, é preocupante, mas estão querendo aplicar novo golpe para gastar mais dinheiro público".


alesp