Saúde e infraestrutura foram assuntos na tribuna da Alesp nesta segunda-feira

Parlamentares afirmam que obras na área de saúde estão paradas ou atrasadas
21/09/2020 16:51 | Plenário | Maurícia Figueira- Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2020/fg254789.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2020/fg254781.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2020/fg254782.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2020/fg254783.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2020/fg254784.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2020/fg254785.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2020/fg254786.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2020/fg254787.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2020/fg254788.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A primeira sessão da semana na Alesp foi marcada por debates sobre a área da saúde. Os deputados comentaram deficiências do Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos e da Furp, além do montante gasto em obras paralisadas no setor.

Durante o fim de semana, o Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos não conseguiu realizar cirurgia de emergência em criança vítima de acidente por falta de médico, segundo o deputado Rodrigo Gambale (PSL). "Não tinha médico ortopedista para fazer a cirurgia. Lutamos dez anos para conseguir a pediatria naquele hospital. O hospital tem estrutura para fazer cirurgia, mas faltam médicos". Gambale afirmou também que o tomógrafo do hospital está quebrado. "Imploro à Secretaria de Saúde para que possamos resolver esses problemas. Onde está o recurso do Estado que foi transferido para a área da saúde?", indagou.

Obras públicas

Ricardo Mellão (Novo) usou a tribuna para aflar sobre a quantidade de obras públicas paradas. "Temos hoje no Estado de São Paulo 1.248 obras atrasadas ou paralisadas. Sabe quando você pagou, com seus impostos, por essas obras? Quinze bilhões de reais". Destacando a área da saúde, Mellão informou que há 135 obras atrasadas ou paralisadas no estado. "Você, cidadão pagador de impostos, já gastou 198 milhões de reais nessas obras. Nove delas são do próprio governo estadual e 126 das prefeituras".

Continuando a temática da saúde, o deputado Major Mecca (PSL) comentou a situação da Furp. "Uma fábrica de remédios amplamente equipada está parada, com funcionários de braços cruzados". Mecca afirmou que apresentou "ao Ministério Público uma representação para apuração de prática de crime por essa ação ou omissão levada em prática pelo governo do Estado de São Paulo".

PL 529/2020

O Projeto de Lei 529/2020, de autoria do governador, foi assunto novamente na tribuna da Alesp. "Um projeto gigantesco que extingue uma série de serviços, eleva a carga tributária do povo paulista, prevê concessões não detalhadas de uma série de parques", sintetizou Janaina Paschoal (PSL). A parlamentar mencionou ainda o andamento do projeto na Casa. "O relator é o líder do governo, me parece questionável que um projeto polêmico do governo tenho como relator o líder do governo", afirmou. De acordo com Janaina, o relatório será distribuído aos parlamentares durante reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação. "Como, sem ter tido nenhum tipo de esclarecimento anterior, receber o relatório apenas na reunião?", indagou. "O governo quer aprovar o projeto na CCJR ao meio dia e às três da tarde o secretário vem prestar esclarecimentos na Casa.

Presidiram a sessão os deputados Coronel Telhada (Progressistas) e Ricardo Mellão.


alesp