Entidades afrodescendentes debatem o turismo étnico na Assembléia

As seletivas para o Miss Afro Turismo acontecerão a partir de janeiro de 2006 e reunirão representantes de todo o Estado
16/12/2005 17:17

Compartilhar:

Encontro de entidades afrodescendentes debatem o turismo étnico<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/tur afro468ze.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião de planejamento do turismo étnico <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/tur afro465ze.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A inclusão de eventos étnicos no calendário do Estado é uma reivindicação que começou a ser difundida por grupos e entidades em 2001, quando foi realizado o 1º encontro estadual O Negro e o Turismo Étnico, na Assembléia Legislativa. Na época, o evento recebeu o apoio de representantes de movimentos negro, de empresários, do Poder Público e da Embratur. Quatro anos depois, a comunidade negra luta para que eventos étnicos sejam incluídos no calendário estadual " hoje apenas Campinas e Santos conquistaram leis municipais e estaduais implantando o turismo étnico em seus calendários.

Com o objetivo de valorizar a cultura negra no Estado, o deputado Milton Flávio (PSDB) promoveu nesta sexta-feira, 16/12, no Plenário Tiradentes da Assembléia, reunião de planejamento e cronograma do Projeto Turismo Étnico Afro Brasileiro e do concurso Miss Afro Turismo do Estado para 2006.

Segundo o idealizador e presidente Nacional do Miss Afro, Francisco Henrique Oliveira Júnior, as seletivas para a 5ª edição do concurso terão início em 29/1, em Taboão da Serra, seguindo posteriormente para outros municípios. "Além de aumentar a auto-estima da mulher negra, que não tem representação em outros concursos de beleza (como o de Miss Brasil), o Miss Afro atrai investimentos dos mais variados segmentos da economia e promove o turismo étnico."

Para participar do Miss Afro as candidatas precisam ter entre 14 e 25 anos, altura mínima de 1"60 m e ter concluído o ensino fundamental. Oliveira enfatiza que a eliminatória estadual do Miss Afro será em setembro de 2006 e a final nacional será em novembro de 2006. As interessadas podem entrar em contato com os organizadores do concursos através dos e-mails juninhiblacktotal@yahoo.com.br ou colemblack.afro@bol.com.br.

alesp