Americana também se manifesta sobre a PL 1/2009


18/09/2009 20:42

Compartilhar:

Marco Harteman<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/marco harteman .jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vilson Alves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/vilson alves.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Jonas Donizette<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/dep jonas donizete (1 of 2).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio Sacilotto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/antonio sacilotto.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reinaldo Chiconi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/reinaldo chiconi.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> João Vagner<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/joao vagner .jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Zeca Gonçalves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2009/zeca goncalves.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Dando seguimento ao ciclo de debates iniciado pela manhã em Ribeirão Preto, a Comissão de Defesa do Meio Ambiente, presidida por Chico Sardelli (PV), debateu em Americana o PL 1/2009.

Com a presença do deputado Jonas Donizette (PSB), de representantes da sociedade e dos vereadores de Santa Bárbara d"Oeste, Sumaré, Nova Odessa, Capivari e Rio das Pedras, a reunião foi realizada na Faculdade de Americana (FAM) e, a exemplo de Ribeirão Preto, as autoridades de Americana ressaltaram que as questões ambientais transcendem a barreira política.

Na opinião do vice-prefeito de Sumaré, Vilson Alves, tanto o tema quanto o local escolhido para debater o assunto são oportunos. Alves se disse muito feliz com a união de representante das várias bandeiras partidárias e afirmou que a sociedade tem se demonstrado cada vez mais preocupada com as questões ambientais, opinião também compartilhada por Jonas Donizette.

O deputado comentou que atualmente não se questiona mais se os transtornos naturais têm ou não algo a ver com as ações realizadas pelo homem. "E esse já é um grande passo." O parlamentar considera essencial que os participantes das audiências sobre a PEMC sejam multiplicadores de opinião e lembrou que os países mais ricos têm responsabilidade maior sobre o tema, já que, em decorrência do excesso de consumo, emitem mais gases de efeito estufa.



Avanços foram feitos

Chico Sardelli ratificou os avanços promovidos pelo governo estadual com relação aos temas ambientais e citou a assinatura do Pacto das Àguas, firmado em Istambul, Turquia. "São Paulo é o 1º Estado do Brasil a se preocupar com a questão da água." Para ele, tanto as medidas adotadas pelo Executivo paulista como as ideias ainda em debate demonstram a coragem do governo para desenvolver programas para a área ambiental. "E a vontade da Assembleia de apreciar esses projetos."



Os vereadores

"Quando falamos em meio ambiente, falamos de um estudo comum muito importante que deveria ter sido debatido muito antes", declarou Antonio Carlos Secilotto, de Americana. O vereador citou quatro tópicos que, para ele, são essenciais para o sucesso de um projeto: pesquisa, divulgação, educação e legislação.

Outro vereador a comentar as promessas não cumpridas no passado, mais especificamente na Eco-92, a 2ª Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, foi Zeca do PV, também de Americana. "Os países mais pobres respeitaram os compromissos mais que os ricos." Zeca ressaltou que a conscientização ambiental é o caminho a ser seguido por toda a sociedade.

Odair Dias, do PV de Americana, também partiu do princípio de que os presentes são agentes multiplicadores do tema. "A sociedade deve se envolver e temos a missão, a cumplicidade, de levar o assunto adiante para que possamos ter um ambiente melhor. Se não adotarmos medidas urgentes, não poderemos pensar nas próximas gerações, porque elas não existirão."



A secretaria

Representando a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Fernanda Bandeira de Melo, que já havia se pronunciado em Ribeirão, falou sobre os impactos do consumo desenfreado ao ambiente e comentou as limitações dos municípios em se desfazer dos seus resíduos. "Lixo é energia e precisa ser racionalizado."

Também da Sema, Jorge Wagner destacou as dificuldades que a sociedade enfrentará para o cumprimento da PEMC, mas enfatizou que alguns pontos do projeto podem e devem ser discutidos. O técnico da secretaria também citou a necessidade de se fazer o inventário da emissão de gases poluentes na atmosfera e garantiu que São Paulo já pratica esse procedimento.



Reta final

O presidente da Fundação Herbert Daniel, Marco Antonio Mróz, considera as medidas adotas pelo Estado um grande marco para a ampliação das discussões acerca do tema em todo o país. "O projeto está em fase final de tramitação e os lobbistas já estão atuando."

Para finalizar, o estudante Michael Harteman parabenizou o governo pela iniciativa e disse que é preciso a união de todos os países nas questões que dizem respeito ao meio ambiente. O jovem ainda lamentou a falta de consciência da população brasileira sobre o tema e ressaltou a amplitude da matéria. "Meio ambiente não tem limites ou fronteiras."

A próxima audiência da comissão para debater a proposta será realizada segunda-feira, 21/9, às 16h, na Câmara Municipal de Santo André. O ciclo de debates será concluído na terça-feira, 22/9, às 14h30, na Assembleia Legislativa, quando serão apresentas todas as sugestões colhidas durante os eventos.

alesp