Parlamentar promove Objetivos do Milênio na Assembléia Legislativa


17/10/2007 20:34

Compartilhar:

Deptuado Cido Sério durante ato da campanha mundial Levante-se e Faça sua Parte, criada pela ONU para incentivar ações no combate à pobreza e à fome<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/t CIDO SERIO MILENIO A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ocorreu nesta terça-feira, dia 16, na Assembléia Legislativa de São Paulo, ato da campanha mundial Levante-se e Faça sua Parte, criada pela ONU para incentivar ações no combate à pobreza e à fome. O evento foi promovido pelo deputado estadual Cido Sério (PT) e teve a participação do secretário nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais, Wagner Caetano, e da representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ana Rosa Soares.

"Todos nós que estamos aqui temos uma disposição incrível, esperançosa de mudar o mundo. E percebemos que só é possível mudar o mundo a partir da rua da gente", disse Cido Sério. "Só se nossa ação for transformadora na nossa casa teremos um mundo justo, com condições iguais para todos. Precisamos todos nos divulgar os Objetivos do Milênio e, principalmente, realizar ações, mesmo que pequenas, individuais, para ajudar a alcançá-los", afirmou o parlamentar.

Os Objetivos do Milênio (ODM) são um conjunto de metas determinadas pelos países membros da ONU para diminuir a pobreza no mundo até 2015. São oito objetivos que governos e sociedade devem perseguir: acabar com a fome e miséria; garantir educação básica para todos; promover a igualdade entre os sexos; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde da gestante; combater aids, malária e outras doenças; respeitar o meio-ambiente; e mobilizar a todos pelo desenvolvimento e cumprimento dessas metas.

Wagner Caetano apresentou os avanços do governo brasileiro para cumprir os ODM. Destaca-se na ação brasileira o Bolsa Família, que atinge 11 milhões de famílias em todos os municípios brasileiros, tirando milhares de pessoas da miséria. Outro ponto importante, porém menos conhecido, foi a criação do Prêmio ODM Brasil, que incentiva e divulga ações de empresas, sindicatos, ONGs e governos municipais que auxiliem no cumprimento das metas. "O presidente Lula é reconhecido como líder desse movimento pelo fim da pobreza em todo o mundo e tem trabalhado para cumprir esses objetivos", afirmou. A representante da ONU, Ana Rosa, elogiou o prêmio. "É nosso objetivo que todos sejam multiplicadores dos objetivos. O trabalho regional, local, é importantíssimo nesse processo", defendeu. Ela leu ainda carta do secretário-Geral da ONU Ban Ki-Moon direcionada a todos os eventos da campanha Levante-se ao redor do mundo. Ana lembrou ainda que o evento da assembléia será cadastrado no site internacional da campanha, engrossando as manifestações mundiais. No ano passado, 23,5 milhões de pessoas participaram do movimento, estabelecendo recorde mundial documentado no Guinness. "Mais do que bater esse recorde, queremos que as pessoas comecem de fato a trabalhar por esses objetivos", defendeu.

Participaram ainda o prefeito de Penápolis João Luiz; o prefeito de Presidente Venceslau Ângelo Malacrida; o vereador de Bebedouro Carlos Orfan; o vereador de Penápolis José Santini; o presidente da Associação dos Funcionários do Banco Santander (Afubesp) Paulo Salvador; e Daniel Reis, representando a CUT de São Paulo.

cidoserio@al.sp.gov.br

alesp