TV Assembléia completa 10 anos e lança nova programação

Cerimônia a ser realizada nesta terça-feira, 12/12, no Salão dos Espelhos, marca o lançamento da nova programação
08/12/2006 18:25

Compartilhar:

Florestan Fernandes, diretor responsável pelo projeto da nova grade da emissora <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/DSC_0006.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em comemoração aos seus dez anos de lançamento, a TV Assembléia estará colocando no ar a partir da próxima semana uma nova programação, totalmente remodelada e mais focada nos interesses da sociedade paulista. A grade inédita vai contar com 15 cenários diferentes e vinhetas que têm como ícone a bandeira paulista, além de um novo logotipo. Uma cerimônia a ser realizada nesta terça-feira, 12/12, às 18h, no Salão dos Espelhos, marcará o lançamento da nova programação.

De acordo com Florestan Fernandes, diretor responsável pelo projeto da nova grade, a emissora vai passar a ser denominada ALTV. "É um nome mais curto e que aparece visualmente melhor."

Florestan destaca alguns dos novos programas, que, segundo ele, terão um caráter menos político-partidário e mais voltado a questões educacionais e culturais. "Os novos documentários vão trazer para a discussão assuntos de interesse do Estado de São Paulo."

Todos Paulistas é uma série de programas que retratam a história de cidades paulistas. Documentários sobre Santos, Ribeirão Preto e Campinas, por exemplo, vão mostrar como surgiram os municípios paulistas, sua expansão e o que representam hoje para o Estado. Segundo Florestan, essa interação com o interior, por meio de uma programação mais regionalizada, é uma antiga reivindicação dos parlamentares. "Além disso, o Legislativo vai contribuir com os municípios, uma vez que fitas dos programas serão entregues às prefeituras, que poderão oferecer esse material para escolas e órgãos públicos, permitindo que os programas se tornem alvo de consulta da população."

Na seqüência da exibição do histórico da cidade, a população vai poder acompanhar um debate ao vivo sobre o município e a região abordados no documentário. "Esse programa contará com a participação de deputados, que vão responder a perguntas formuladas pela população, por e-mail e por telefone. Será um diálogo, ao vivo, entre o Parlamento e a sociedade", explica Florestan.

O programa RG Paulista vai apresentar a história de grandes personagens do Estado. A vida e a obra de Mário de Andrade, Victor Brecheret, Tomie Otake e Mazzaropi, entre outros que se identificam com São Paulo, vão integrar a programação da ALTV.

O Nome da Rua é um programa mais focado na capital paulista, pois vai mostrar durante meia hora a origem de nomes de ruas paulistanas e um pouco de sua história.

O Jornal do Meio-Dia funcionará como uma agenda para os deputados, pouco antes do início dos trabalhos legislativos, à tarde. O noticiário apresentará informações do dia referentes ao país e ao Estado.

Algumas inserções ao vivo serão feitas por meio do Painel ao Vivo, com entrevistas e coberturas de eventos que estejam acontecendo na Assembléia.

Em breve, deverá estar funcionando a TV Educativa de Jundiaí, em UHF, que vai dispor sinal aberto para a ALTV, com transmissão para todo o Estado. Dessa forma, a emissora do Legislativo não precisará mais dividir horário de transmissão com emissoras de câmaras municipais.

alesp