Museu de Arte do Parlamento de São Paulo

Através da escultura uma mensagem artística aos enamorados de todas as idades
10/06/2009 14:31

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Edgar Duvivier<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/EdgarDuviviercorte.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carina Edenburg <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/Carina26.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bete Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/betemartins.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O abraço<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/Oabraco.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Abstraindo o Tango<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/Tango32.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Renato Masson<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/RenatoMasson.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Enamorados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/enamoradosBeteMartins.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fusão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/HelenaColuccinfrente22.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adina Worcman<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/adina.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Segundo a história, a origem do Dia dos Namorados tem suas raízes nas festas pagãs da Roma Antiga, dedicadas a Lupercus, protetor dos rebanhos e dos pastores e a Juno, deusa do amor. Apesar do dia ser comemorado na Europa e na América do Norte no dia de São Valentim, a 14 de fevereiro, o Brasil desde 1949 o comemora a 12 de junho, às vésperas das festas de Santo Antonio, conhecido como santo casamenteiro.



Com apoio da Federação do Comércio do Estado de São Paulo e com o intuito de melhorar as vendas do mês de junho, considerado o mais fraco do ano comercialmente falando, uma campanha idealizada pelo publicitário João Dória a pedido da extinta rede de lojas Clipper, foi possível instituir oficialmente a data.



Aproveitando da data, hoje popularmente enraizada nos nossos costumes, selecionamos diversas esculturas do acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, com a finalidade de transmitir uma mensagem cultural aos enamorados de todas as idades.



"A bela e a fera" - Adina Worcman



A artista não faz concessões à sua criatividade: constrói suas figuras com sobriedade e as enriquece, transformando-as em corpos vivos e móveis.



"O abraço" - Edgar Duvivier



A ascendência dos escultores clássicos, a direta observação do "verdadeiro" e um sentimento poético feito de delicadeza e de sensualidade sempre caracterizaram a sua obra, com uma seqüência até sua morte. A própria vida e a realidade de seu próprio habitat foram fontes inesgotáveis de inspiração.





"Espera" - Lúcia Crestana



Tendo sempre presente a exigência da síntese, da força expressiva interior, da tensão dinâmica que a adesão espiritual aos nossos tempos implica, a artista encontrou um seu estilo, um seu caráter, um seu autônomo poder de linguagem.



"Romance II" - Margarita Farré



Existem em suas esculturas uma série de contrastes lineares e de massas carregadas de energia que determinam, muitas vezes, fortes tensões, as quais permeiam o conjunto de um sentido de luta e de drama.



"Enamorados" - Bete Martins



Clássica e moderna ao mesmo tempo, sua mensagem cultural fermenta e revive numa intuição atual da vida e do ser humano, onde exprime, além da imagem, a ansiedade e a inquietação interior. Em virtude de um esforço íntimo para alcançar um "gosto expressivo" e pessoal, o clássico e o contemporâneo conseguem coabitar em sua obra sem choques possíveis.



"A espera" - Renato Masson



O registro de suas obras compreende na maioria corpos unidos, cabeças simples modeladas, figuras femininas isoladas. O artista trata as formas e as proporções dos corpos que cria da maneira mais livre e dentro de um expressionismo singular.



"Abstraindo o Tango" - Carina Edenburg



A obra dessa jovem artista sugere a terceira dimensão por intermédio das sutis relações entre os contornos, as silhuetas e as aberturas operadas no corpo da obra.



"Fusão" " Helena Coluccini



Na capacidade de manifestar os estados de espírito, os impulsos que determinam a criação da própria obra, a artista reevoca visões, sentimentos, situações e atmosferas vívidas.

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