Embaixadora de Israel visita Assembléia


16/12/2004 18:37

Compartilhar:

Embaixadora de Israel no Brasil, Tzipora Rimon e deputado Sidney Beraldo, presidente do Legislativo paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Israelx.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

A Assembléia Legislativa de São Paulo recebeu nesta quinta-feira, 16/12, a embaixadora de Israel no Brasil, Tzipora Rimon, em visita protocolar. O assunto tratado entre o presidente da Casa, deputado Sidney Beraldo, e a diplomata incluiu a violência a que os povos dos dois países estão submetidos no seu dia-a-dia.

Tzipora Rimon, explicou que, apesar da freqüência com que ocorrem atentados em Israel, a população não deixa de freqüentar cinemas e museus. "Nós continuamos a vida", disse a diplomata, tentando expressar o sentimento de um povo constantemente ameaçado, apesar dos avanços obtidos com a implementação do cerco de segurança.

"Nós não podemos pautar nossas vidas por esses incidentes", emendou Beraldo, ao ponderar que a violência existente no Brasil causa também ima constante sensação de insegurança.

Eleições na Autoridade Palestina

A embaixadora comentou sobre o processo eleitoral que se desenrola na Autoridade Palestina, que perdeu em 11/11 seu líder, Iasser Arafat. "Esperamos que seja eleito um representante forte, pois a união do povo palestino é um passo importante na construção do processo de paz". Tzipora Rimon garantiu que Israel fará de tudo para facilitar a realização do pleito, o que inclui a movimentação da população palestina, lembrando que experiência como essa já se realizou em 1995.

"O mundo todo deseja que avancem as negociações entre israelenses e palestinos", endossou Beraldo.

Economia

Sidney Beraldo disse à embaixadora que conheceu Israel em 1998, em companhia do ex-presidente da Casa Walter Feldmann, atual deputado federal pelo PSDB paulista. "Fiquei muito impressionado com os kibutzes - pequenas fazendas coletivas - e as incubadoras de indústrias", afirmou.

A diplomata confirmou que ambos os projetos têm apresentado resultados muito satisfatórios, e que o presidente da Assembléia precisa retornar a Israel para constatar o progresso que vem sendo alcançado.

Por fim, Tzipora Rimon, destacou a presença de várias empresas israelenses no Brasil: "Nós acreditamos nas potencialidades deste país e do Mercosul, destacadamente na área tecnológica".

alesp