Enduro a pé deve ser reconhecido como modalidade esportiva


08/03/2006 10:51

Compartilhar:

Giba Marson (esq) e o secretário Lars Grael<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/GIBA ENDURO A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O enduro a pé deverá ser considerado modalidade esportiva reconhecida oficialmente pela Secretaria de Estado do Esporte, Juventude e Lazer e terá suas competições incluídas no Calendário Estadual de Esportes e Lazer a partir do segundo semestre de 2006. O anúncio feito na segunda-feira, 5/3, pelo secretário Lars Grael, atende à solicitação da Federação Paulista de Enduro a Pé, encaminhada pelo deputado Giba Marson (PV).

O parlamentar destacou que, além dos benefícios à saúde, o enduro a pé é importante para o desenvolvimento sustentável dos municípios. "Ele promove a geração de trabalho e renda nas regiões onde os campeonatos são realizados, além de agregar conceitos de educação ambiental, saúde e cidadania", afirmou Marson.

O secretário explicou que o pedido de reconhecimento do enduro a pé como modalidade esportiva será submetido, em abril, à apreciação do Conselho Estadual de Esportes, mas não deve haver dificuldade para sua aprovação.

Também participaram da audiência com Lars Grael o presidente da Confederação Brasileira de Enduro a Pé, Esdras Martins, o diretor executivo da Federação Paulista de Enduro a Pé e Trekking, José Maurício Ferreira Lemos, e o secretário da entidade, Paulo Nelson Tonello.

Esdras Martins explicou que o órgão foi criado no ano passado e já conta com seis federações (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais e Rondônia). No Estado de São Paulo são 700 atletas federados e oito entidades organizadoras de campeonatos, cujas provas são realizadas nos finais de semana, em diversos municípios paulistas.

gibamarson@al.sp.gov.br

alesp