PL do Aglomerado Urbano de Piracicaba deve vir em fevereiro


19/01/2012 16:45

Compartilhar:

Aldo Demarchi e Roberto Morais apoiam o projeto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2012/DEMARCHIconglomeradoURB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) deverá encaminhar no início de fevereiro à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei Complementar para criação do Aglomerado Urbano de Piracicaba. Formado por 24 municípios, entre eles Araras, Limeira e Rio Claro, terá entre seus objetivos a busca de soluções consorciadas para problemas relacionados ao planejamento e uso do solo, transporte e sistema viário regionais, habitação, saneamento básico, meio ambiente, desenvolvimento econômico e atendimento social. "Uma das questões que certamente serão abordadas na esfera do Aglomerado Urbano envolve a construção de um aeroporto regional", acredita o deputado estadual Aldo Demarchi (DEM), defensor da iniciativa em conjunto com o deputado Roberto Morais (PPS).

Cooordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, a proposta está em discussão há aproximadamente um ano e faz parte de um pacote que prevê ainda a instalação de aglomerados urbanos em Jundiaí (criado em agosto por meio da Lei Complementar 1.146), São José dos Campos e Sorocaba. No caso específico da região de Piracicaba, segundo dados oficiais, o aglomerado terá 8.046 km² de extensão e cerca de 1,32 milhão de habitantes - equivalente a 3,21% da população paulista e 0,69 da brasileira. Além disso, terá R$ 27,5 bilhões de Produto Interno Bruto, o que representa 2,75% do PIB de São Paulo e 0,91% do nacional.

Salvo alguma alteração, as cidades participantes serão as seguintes: Águas de São Pedro, Analândia, Anhembi, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha.



ademarchi@al.sp.gov.br

alesp