Frente Parlamentar de Apoio à Agenda 21 retoma funcionalidade


20/06/2007 18:30

Compartilhar:

Nina Orlow<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AG 21 nina orlow03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar de Apoio à Agenda 21 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AG 21 geral05.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento realizado sob a coordenação do vice-presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, José Bittencourt<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/AG 21geral06.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Transformar a cultura e mudar a mentalidade em direção a uma sociedade com novos padrões que priorizem a preservação do meio ambiente. Este é um dos principais objetivos da Agenda 21, que conta com uma frente parlamentar de apoio, cuja funcionalidade foi retomada nesta terça-feira, 20/6, em evento realizado sob a coordenação do vice-presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, José Bittencourt (PDT).

Ao abrir os trabalhos, o presidente da Assembléia Legislativa, Vaz de Lima, informou ao público, composto por ambientalistas e representantes das agendas 21 locais, que após pesquisa verificou a existência de mais de 150 projetos em tramitação no Legislativo estadual sobre o tema meio ambiente. "É preciso avançar ainda mais neste assunto que será uma prioridade para a Assembléia", disse o presidente, lembrando que a Comissão de Defesa do Meio Ambiente será parceira da frente lançada nesta terça-feira.

O presidente relatou sua experiência, ao lado do deputado Luís Carlos Gondim (PPS), na visita a uma usina de compostagem de lixo nos EUA, responsável por geração de energia. Em seguida, convidou o público para seminário que será realizado no segundo semestre, sobre o uso do lixo para geração de energia.

Agenda 21

A organizadora do evento e representante das agendas 21 do Estado de São Paulo, Nina Orlow, expôs as diretrizes e ações do segmento, que já protocolou 30 processos de cadastro junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O trabalho das agendas 21 figurou no Plano Plurianual do governo federal para, juntamente com o MMA, ampliar a discussão nacional sobre o meio ambiente.

Nina falou sobre a Carta da Terra, documento que consagra a busca da sustentabilidade no planeta, com respeito a todos os entes vivos, abolindo a violência.

O MMA editou uma cartilha que tem sido usada pelas agendas 21 locais. O próximo passo é implementar o plano de desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

A agenda 21 também aderiu ao Movimento Nossa São Paulo " Outra Cidade e tem o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e da Secretaria Municipal do Verde.

Participaram ainda os deputados Célia Leão, Bruno Covas, ambos do PSDB, e Sebastião Almeida (PT).

Maiores informações sobre as ações da Agenda 21 acesse www.mma.gov.br e www.ambiente.sp.gov.br

alesp