VII Festival do Japão é apresentado na Assembléia Legislativa


21/06/2004 19:04

Compartilhar:

O Festival do Japão é uma iniciativa da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/comjapao3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de organização do VII Festival do Japão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/comjapao1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O Festival do Japão é realizado no estacionamento da Assembléia Legislativa desde 2002<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/comjapao2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

O VII Festival do Japão foi apresentado à imprensa, nesta segunda-feira, 21/6, na Assembléia Legislativa, pela comissão de organização do evento, cujo presidente de honra é o deputado Sidney Beraldo, presidente da Casa.

O Festival do Japão é uma iniciativa da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), que reúne as entidades representativas dos imigrantes procedentes das 47 províncias japonesas e seus descendentes.

A sétima versão do Festival tem o tema o "Espírito Samurai". Segundo Minoru Tabata, presidente da Comissão Executiva do Festival, o mais importante, entre os samurais, não era a fortuna que poderiam acumular, mas o rigoroso cumprimento do "bushido", código baseado na honra e na ética.

O Festival é dividido em sete praças que têm a finalidade de contemplar os diversos aspectos da milenar cultura japonesa e sua intersecção com a cultura multi-racial brasileira. São elas: a Praça da Amizade, a Praça da Cultura Japonesa, a Praça Verde, a Praça do Meio Ambiente, a Praça de Eventos, a Praça da Gastronomia e a Praça dos Sonhos.

O Festival do Japão é realizado no estacionamento da Assembléia Legislativa desde 2002 uma vez que o espaço utilizado anteriormente - a Praça Manequinho Lopes, no Parque Ibirapuera - já não comportava mais a grandiosidade do evento. É montada uma estrutura com 9.750 m² de área coberta, onde ocorrem todas as festividades. O público do festival tem aumentado ano a ano: de 120 mil pessoas, na primeira versão, para 350 mil, na última.

Pela primeira vez, o Festival do Japão obteve aprovação junto ao Ministério Cultural, o que possibilita às empresas que apoiarem o evento designarem parte do imposto de renda à sua organização.

alesp