Academia Nacional de Seguros e Previdência completa 10 anos


22/11/2005 15:32

Compartilhar:

deputado José Carlos Stangarlini e Mauro César Batista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Stangarlini Mauro Cesar Batista.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por iniciativa do deputado José Carlos Stangarlini (PSDB), a Academia Nacional de Seguros e Previdência (Ansp) foi homenageada na sessão solene realizada no dia 24 de outubro de 2005, na Assembléia Legislativa de São Paulo.

A homenagem representou o reconhecimento da importância das atividades da academia para o cenário brasileiro. Como associação sem fins lucrativos, voltada para o aperfeiçoamento institucional do seguro, da previdência privada e das instituições afins, tem abrangência nacional, com acadêmicos em quase todos os Estados da Federação.

A Ansp conta com 170 acadêmicos. Ela foi fundada por um grupo de idealistas liderados pelo jornalista Fernando Silveira e é mantida por sócios mantenedores, geralmente organizações seguradoras. Sendo uma entidade dedicada às instituições, a Ansp não se envolve com o negocial e não é corporativa no sentido associativo, pois em seu seio militam pessoas pertencentes a diferentes segmentos do sistema segurador brasileiro.

Sua estratégia de atuação contempla a formação, pesquisa, arquivo e informação. É, portanto, um centro permanente de estudos e de pesquisas, cujo foco principal está voltado para as cátedras " núcleos de estudos dos diversos temas do Sistema Segurador e Previdenciário do Brasil " que propiciam a produção de volumoso trabalho intelectual e a difusão crescente da cultura do seguro. A academia tem, também, amparado diversos projetos que buscam o aperfeiçoamento Institucional.

A Ansp é presidida, atualmente, pelo acadêmico Mauro César Batista. Segundo Stangarlini, sua participação à frente da Academia tem sido decisiva para a consolidação das instituições do seguro, da previdência privada e das atividades afins, como Instituições sérias e verdadeiras. "As empresas de seguro, além do objetivo negocial, tem se preocupado em agregar valores ao nosso país e ao nosso povo, proporcionando-lhes a necessária tranqüilidade para que projetos sejam desenvolvidos e sonhos não sejam interrompidos. O presidente da Ansp enfatiza, ainda, que isto tem corroborado para ações de grande significado, voltadas para a ética e a transparência", acrescenta Stangarlini.

A academia realiza, também, anualmente, o "Prêmio-Ansp", com o objetivo de incentivar o desenvolvimento do setor de seguros, resseguros, previdência privada, capitalização e empresas afins, valorizando soluções que fortaleçam o profissionalismo do setor e o surgimento de novos talentos, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade final dos seus produtos e serviços. A premiação se destina às empresas com melhor desempenho, bem como às personalidades de destaque na história do seguro e aos casos de sucesso.



jcstangarlini@al.sp.gov.br

alesp