Reforma geral de escolas estaduais


15/08/2007 17:59

Compartilhar:

Giannazi e o professor Antônio em visita às escolas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/GIANNAZI REFORMA ESCOLAS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Carlos Giannazi (PSOL) realizou em 14/8 diligência a duas escolas da rede estadual de ensino no município de Embu Guaçu. Membro titular da comissão de educação da Assembléia, ele constatou a precariedade e as inadequações estruturais para o correto desenvolvimento das atividades escolares.

Na Escola Estadual João Ortiz Rodrigues Nogueira há duas salas de aula montadas em contêiner de aço sobre quadra de esportes, dificultando a realização das aulas de educação física, disciplina obrigatória no currículo. Além disso, as divisórias entre as salas são de madeira, sem isolamento acústico. "O prédio também não tem estrutura para salas de leitura, informática e demais espaços pedagógicos mínimos que uma escola necessita", disse o deputado.

Já na escola Dona Maria André Schunck, também visitada pelo parlamentar, a situação não é muito diferente. Em dias de chuva, partes internas do prédio ficam alagadas e as instalações elétricas faíscam, ameaçando a segurança dos estudantes e profissionais. As paredes estão rachadas e a escola, tal qual a outra, também tem algumas salas construídas em aço com divisórias de madeira.

Apesar das reiteradas solicitações por providências, até agora a Secretaria Estadual de Educação nada fez para construir novos prédios ou reformar os existentes.

"São inconcebíveis as conseqüências da falta de investimento na educação pública estadual, onde escolas são obrigadas a funcionar em condições antipedagógicas, comprometendo a saúde e a segurança de alunos e profissionais", afirma o parlamentar. "Levaremos o caso à Secretária de Educação e ao governador, exigindo a imediata construção de novos prédios para pôr um fim nesse caos e dar às crianças e adolescentes que lá estudam o direito a uma escola adequada".

cgiannazi@al.sp.gov.br

alesp