Secretário é convidado a falar sobre Pacto pela Saúde


21/08/2007 19:39

Compartilhar:

Reunião da Comissão de Saúde e Higiene da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/COM SAUDE  GERAL MAU_0038.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Adriano Diogo, presidente da comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/COM SAUDE ADRIANO DIOGO MAU_0032.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Saúde e Higiene reuniu-se nesta terça-feira, 21/8, para deliberação de pauta. Entre os itens apreciados foi aprovado requerimento do presidente da comissão, deputado Adriano Diogo (PT), que solicita a presença do secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas, agendada para 4/9, para falar sobre o Pacto pela Saúde no Estado. O convite é extensivo ao presidente do Conselho dos Secretários Municipais da Saúde e ao secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.

Luis Carlos Gondim (PPS) é autor de outras duas propostas aprovadas. A primeira é uma visita monitorada ao Iamspe e a outra, de autoria conjunta com Celso Giglio (PSDB), é uma moção ao presidente da República propondo a revisão da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de dirimir os problemas nos hospitais públicos.

Sobre as dificuldades do Iamspe, o presidente da comissão informou que há um ano e meio o governo do Estado não repassa verba ao hospital, resultando no seu "apodrecimento". Diogo ressaltou ainda que a contribuição dos servidores estaduais é de R$ 407 milhões, contra R$ 1,5 milhão do Executivo. Para o ex-superintendente do instituto, deputado Celso Giglio, parte das dificuldades deve-se ao grande número de pacientes, servidores e agregados. "O governo precisa de mais tempo para organizar a situação", explica.

Outro pedido de audiência aprovado é de autoria de José Zico Prado (PT), membro da Comissão de Transportes e Comunicações. Prado solicitou audiência conjunta com sua comissão para debater o Projeto de Lei 324/2004, do ex-deputado Fausto Figueira, que trata da isenção tarifária no transporte coletivo metropolitano e intermunicipal aos portadores de doenças crônicas ou degenerativas.

alesp