Deputado reivindica melhoria no tratamento contra o câncer


18/12/2007 12:10

Compartilhar:

Deputado Paulo Alexandre e os jornalistas Augusto Capodicasa e Fernanda Vanucci<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/PAULO ALEX MELHORIA CANCER.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado Paulo Alexandre Barbosa

O deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) reivindica à Secretaria de Estado da Saúde melhorias nos serviços oferecidos aos pacientes com câncer, em hospitais da Baixada Santista. Entre as solicitações que serão apresentadas ao secretário Luiz Roberto Barradas Barata, está a aquisição de uma nova máquina de radioterapia.

O pedido é uma das reivindicações apresentadas pela jornalista Fernanda Vanucci, articuladora do movimento pelo respeito e dignidade das pessoas que lutam contra a doença. Na condição de ex-paciente, a jornalista constatou de perto as dificuldades e limitações do tratamento disponibilizado.

Atualmente, o serviço de radioterapia é oferecido na Santa Casa e na Beneficência Portuguesa de Santos. Os dois hospitais são responsáveis por atender os pacientes de planos de saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS) das nove cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS), mas diante do número reduzido de máquinas e da grande demanda de atendimentos, já ocorre demora na marcação de sessões. Além de prejudicar o tratamento, o atraso tem um efeito psicológico nos pacientes e familiares, com abalo da auto-estima já debilitada pelos efeitos diretos e indiretos da doença.

Na reunião com o casal de jornalistas Augusto Capodicasa e Fernanda Vanucci, Paulo Alexandre também se comprometeu em trabalhar pela isenção da tarifa de transporte coletivo para pacientes e acompanhantes no tratamento. Há um projeto de lei com essa finalidade em tramitação na Assembléia Legislativa.

"Muitos dos pacientes, residentes em Cubatão, Guarujá, São Vicente, Praia Grande e cidades do Litoral Sul e do Vale do Ribeira, acabam desistindo do tratamento porque não conseguem arcar com os custos da passagem. Esse é um problema sério e que não pode ser desprezado pelas autoridades públicas", justificou o deputado.

pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp