Através da purificação de formas monumentais, Stancati reencontra antigas ressonâncias em suas esculturas

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
25/10/2005 15:39

Compartilhar:

Clique para ver a imagem " alt="Escultura "Contemplação" realizada em aço pintado Clique para ver a imagem "> Stancati, pseudônimo artístico de Ivan José Stancati de Oliveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Ivan Stancati.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Escultura "Inspiração" realizada em granito preto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ivan Stancati inspira.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O "metier" e a imaginação do escultor Ivan Stancati procedem paralelamente segundo métodos antigos. Por essa razão pode acontecer que sua escultura permaneça, às vezes, um pouco formal. Importante, porém, é a coerência, a seriedade, a independência de seu "modus operandi".

Como suas obras deixam transparecer com clareza e nas quais encontra-se uma propensão para o monumental, embora não a "priori", a vocação desse artista é genuína e culta.

Por ter o autor tirado proveito dos exemplos plásticos e dos conceitos de seu tempo, propondo com os resultados obtidos uma hipótese de reinserir, encontramos presente em sua obra uma linha de excelente modernidade.

Embora respeitando os ensinamentos do passado e os métodos operativos artesanais, o escultor se afirma como um artista criador moderno e evita assim de percorrer caminhos por demais freqüentados, uma vez que está mais inclinado a uma naturalidade menos complexa e mais simples,mas de maior vigor.

Após refletir sobre Arp, Brancusi e Henry Moore " pelo menos é o que parece " de onde trouxe elementos úteis para favorecer suas idéias, Stancati endereça suas forças para conseguir uma unidade mais completa e de maior expressão.

Suas esculturas "Inspiração" realizada em granito preto, doada ao Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo e "Contemplação" realizada em aço pintado, doada ao Museu da Escultura ao Ar Livre, recupera uma visão épica e primordial da existência humana. Sua visão contemporânea reencontra antigas ressonâncias através da purificação de uma forma monumental que determina a maturidade alcançada pelo escultor.

O Artista

Stancati, pseudônimo artístico de Ivan José Stancati de Oliveira, nasceu em São Paulo em 1960. Arquiteto, professor e artista plástico, freqüentou o curso de modelagem com o escultor Dante Dado de Giácomi (1982), escultura em pedra com o escultor Pedro Pinkalsky (1986), escultura em madeira no Liceu de Artes e Ofícios (1987) e desenho e gravura em metal no Museu de Arte Moderna de São Paulo (1988). Formou-se em arquitetura e urbanismo pela Universidade Mackenzie (1984) e fez um mestrado em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo.

Participou do XVI Salão de Primavera do Museu de Arte Moderna de Resende; XXII Salão Ararense de Artes Plásticas (1988); V Salão de Artes Plásticas de Avaré (1996).

Entre as exposições individuais e coletivas, destacam-se: ¨Totens em órbita¨ e ¨Fantasias¨, Espaço Madame Satã; 1º Bienal Internacional Latino Americana, México e Esculturas em Pedra Sabão no Espaço Taib, São Paulo (1987), Galeria Designio, São Paulo (1988); ¨Arte Erótica¨, Museu da Imagem e do Som, São Paulo (1991), ¨Arte e natureza¨, E. C. Pinheiros e Espaço Cultural Clube Indiano (1992), Galeria Xarios, São Paulo (1994); 14º Expande (1995); ¨Caminho das Pedras¨, Fundação Mokiti Okada (1997).

Possui obras em diversas coleções particulares e no Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo e do Museu da Escultural ao Ar Livre.

alesp