Um engenheiro

Opinião
15/12/2005 17:52

Compartilhar:

Arnaldo Jardim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ajardim.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No último dia 11 de dezembro, comemorou-se o Dia do Engenheiro. Uma profissão que, sem sombra de dúvida colaborou e colabora de maneira inconteste para o crescimento de nosso País. O deputado Arnaldo Jardim, engenheiro civil formado pela Escola Politécnica (Poli/USP), participou de uma série de eventos comemorativos, entre eles foi homenageado em uma sessão solene promovida pela Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, por iniciativa do vereador Alex Manente (PPS).

Jardim foi homenageado por sua atuação no setor, seja como coordenador da Frente Parlamentar pela Habitação, engenheiro ou secretário estadual de Habitação. O deputado também participou da cerimônia de posse do Eng.º José Roberto Bernasconi, que assumiu a Presidência do SINAENCO - Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva. Na ocasião, o novo presidente demonstrou a intenção de inserir o setor de arquitetura e engenharia consultiva nos fóruns empresariais nacionais e nas instâncias propulsoras do desenvolvimento do país. Empresários do setor, presidentes de entidades e autoridades públicas lotaram o auditório da Fecomércio - Federação Comercial de São Paulo, onde foi realizado o evento. Nomes como Dario Rais Lopes e Frederico Bussinger, respectivamente secretários estadual e municipal dos Transportes, Martus Tavares, secretário estadual da Economia e do Planejamento, Walter Feldman, secretário municipal de Coordenação das Subprefeituras, Ricardo Izar, deputado federal, dentre outras personalidades. A Engª Norma Gebran Pereira deixa a presidência do Sinaenco, depois de quatro anos, numa gestão de grandes realizações, marcada pelo trabalho em busca da visibilidade do setor perante a sociedade. Também por iniciativa do IE - Instituto de Engenharia foi entregue o título de Engenheiro do Ano para Dario Rais Lopes, Secretário dos Transportes do Estado de São Paulo. Jardim defende que talento e criatividade são marcas da engenharia brasileira.

Um exemplo recente é o desenvolvimento de uma alternativa ecologicamente correta e barata para pavimentação de ruas. O Departamento de Transportes da Poli criou um pavimento ecológico a partir do entulho da construção civil, como restos de pilastras, vigas, tijolos, argamassa e pneus velhos. O novo material está sendo usado para pavimentar três quilômetros de vias e estacionamentos da USP Leste e consumiu 15 mil toneladas de entulho e cerca de 6,5 mil pneus velhos. Além de ser 30% mais barato, o material ganha alia preservação ambiental com inovação tecnológica.

Por fim, em meio às comemorações do Dia do Engenheiro, o deputado Arnaldo Jardim creditou a todos os profissionais um papel fundamental para fazer funcionar a engrenagem do desenvolvimento sustentável em nosso País, "terreno fértil em meio a tantos "gargalos" em setores nevrálgicos como energia, telecomunicações, transportes, saneamento e abastecimento. A arte do engenho consolidando conhecimentos, abrindo novas fronteiras, superando limites para que este patrimônio seja disponível a todos - desejo meu e de todos os engenheiros", concluiu.

Arnaldo Jardim* é deputado estadual e líder do PPS

alesp