Seminário debate a comunicação pública


20/09/2005 16:49

Compartilhar:

Adilson Citelli, professor da ECA/USP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/cursoILP29cint.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Seminário Comunicação Pública <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/cursoILP57cint.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Cristina Castilho Costa, professora do curso de Gestão de Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da USP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/cursoILP1cint.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A iniciativa do Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e do Departamento de Comunicação da Assembléia Legislativa de realizar nesta terça-feira, 20/9, o Seminário Comunicação Pública reuniu no auditório Teotônio Vilela diversos jornalistas e assessores parlamentares.

Ao abrir o seminário, Celso Matsuda, presidente do ILP, destacou a importância do tema no momento pelo qual o país esta passando. O diretor do Departamento de Comunicação, Guilherme Wendel de Magalhães, afirmou que esta integração entre parlamento e universidade enriquece o debate sobre a comunicação como um instrumento de transparência e de participação.

O seminário foi dividido em dois temas. O primeiro, O desenvolvimento tecnológico e a necessidade premente de se entender a linguagem e a cultura midiática para a ação em âmbito privado e público, foi desenvolvido pela professora do curso de Gestão de Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da USP, Maria Cristina Castilho Costa. A docente discorreu sobre as mudanças do papel do Estado a partir das transformações tecnológicas e da adoção do modelo neoliberal como o balizador das relações. A transformação do papel da comunicação foi destacada por Maria Cristina, que acredita que ela atua hoje como espaço de resgate da unidade nacional, de reforço do coletivo, de negociação das oposições, de emancipação e de cidadania.

O segundo tema, tratado pelo professor Adilson Citelli, também da ECA/USP, foi a conjuntura política atual e a importância crescente da comunicação e a emergência da palavra como espaço público. Para Adilson, todos que trabalham com comunicação ou que necessitam utilizá-la precisam se conscientizar de sua dimensão estratégica no mundo contemporâneo.

Estão previstos outros encontros nas próximas semanas para aprofundar o debate sobre a comunicação e sua função pública.

alesp