Bragança, Rio Claro e São Miguel Paulista poderão sediar audiências do Orçamento 2012

Audiências Públicas do Orçamento 2012
04/08/2011 21:00

Compartilhar:

Bragança Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/bragancapaulistaGeral.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parque Municipal do Lago Azul em Rio Claro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/RioClaroPARQUEMUNICIPALDOLAGOAZUL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Lago do Taboão em Bragança<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/BragancaLAGOD TABOaO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/LogoOrcamento2012NOVO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rio Claro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/RioClaroGeral.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Capela de São Miguel Arcanjo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/CapelaSaoMiguelArcanjo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Se a CFOP aprovar as novas indicações, haverá 21 encontros com a população



Está em pauta para a próxima reunião da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia paulista debate sobre a possível inclusão de mais três audiências públicas para debater junto à sociedade, autoridades municipais, estaduais e representantes de entidades públicas e privadas as principais demandas de cada cidade para serem incluídas no Orçamento 2012.

A realização de encontros com a população no bairro paulistano de São Miguel Paulista e nas cidades de Bragança Paulista e Rio Claro foram solicitações de Adriano Diogo (PT), Edmir Chedid (DEM) e Aldo Demarchi (DEM) respectivamente. Bragança Paulista e Rio Claro já sediaram audiências do Orçamento em algumas ocasiões, e São Miguel Paulista foi palco de reunião da CFOP pela primeira vez em 2010.

A partir do próximo dia 19/8, a CFOP vai percorrer o Estado de São Paulo para realizar 18 reuniões em diferentes cidades localizadas nas regiões administrativas de Presidente Prudente, Marília, Franca, Ribeirão Preto, Registro, Barretos, São José do Rio Preto, Sorocaba, São José dos Campos, Araçatuba e Bauru, e nas regiões metropolitanas de São Paulo, da Baixada Santista e de Campinas (veja box com o calendário das reuniões na página 4).

Já está confirmada a realização de 18 audiências públicas, a serem realizadas a partir de 19/8, com início em Presidente Prudente com previsão de encerramento em 27/9, na sede do Legislativo paulista,

Desde 2005, a Assembleia, através da CFOP, promove esses encontros com o objetivo de debater e coletar sugestões para a elaboração de emendas parlamentares ao Orçamento estadual para o exercício seguinte.

Os encontros, com a participação de deputados estaduais paulistas, de autoridades locais e da população vão discutir as necessidades de cada região e o que deverá ser contemplado com a destinação de recursos orçamentários. A apresentação de propostas é aberta durante as audiências a todos os participantes. Conheça nesta edição algumas informações sobre Rio Claro, Bragança Paulista e o bairro de São Miguel Paulista.



São Miguel Paulista



Antiga aldeia indígena, aldeamento jesuíta, distrito de Penha de França até o fim do Império, o bairro de São Miguel Paulista atualmente tem na indústria química sua principal atividade econômica. Importante centro comercial e populacional regional, São Miguel abriga, ainda, uma universidade. É uma das regiões mais populosas da cidade. São Miguel conta com uma rede de serviços públicos e privados considerável, com escolas, hospitais, comércio e indústrias variadas.

São Miguel teve como um dos principais fatores de desenvolvimento as atividades da Companhia Nitroquímica Brasileira, do Grupo Votorantim, desde 1932, que gerou uma grande migração para São Miguel, principalmente de nordestinos. A indústria foi uma resposta do empresário José Ermírio de Moraes à liderança das Indústrias Matarazzo na produção do rayon, a seda sintética. Hoje a indústria trabalha com outros produtos, ainda na área química.



Capela de São Miguel Arcanjo



Antes chamada Capela dos Índios, uma igreja construída no século 16 para o aldeamento de indígenas da região, a capela está localizada na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, também conhecida como Praça do Forró. Ela é a única construção na cidade de São Paulo que, depois da reforma que sofreu no século 17, conservou-se totalmente original, com paredes em taipa de pilão.

A região, que em 1903 tinha 108 casas e 2.299 habitantes, hoje tem 93.187 habitantes.

O governo do Estado ativou o setor educacional, multiplicando as escolas primárias e estabelecimentos de ensino secundário. A descentralização administrativa ajudou na solução dos problemas sociais e urbanísticos de São Miguel Paulista, passando a levar à região melhoramentos que vão desde a reforma de nomenclatura de vias públicas até a integração do bairro ao grande sistema viário da capital, entre vários outros benefícios à população.



Bragança Paulista



Localizada na Região Administrativa de Campinas e sede da Região de Governo de Bragança Paulista, o município tem cerca de 146 mil habitantes e dista 99 km da capital.

O povoado que deu origem à cidade, primeiramente com nome de o nome de Conceição do Jaguary, surgiu no entorno de uma capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição, à margem direita do ribeirão Lavapés, afluente do rio Jaguary. A data oficial de fundação é o dia 15/12/1763.

Em 1797, desliga-se de Atibaia e recebe o nome de Vila Nova Bragança, nome ligado à dinastia portuguesa que governou Portugal e o Brasil. Em 20 de abril de 1856, foi elevada a categoria de cidade, passando a denominar-se Bragança. Em 1944, para diferenciar-se da cidade do Pará que tinha o mesmo nome, passou a chamar-se Bragança Paulista. E em virtude de seu excelente clima, em 1964 foi elevada à categoria de estância climática.

No começo do século 19, Bragança possuía grandes fazendas de café, na época, a maior riqueza nacional. Atualmente o município, apelidado de Cidade Poesia, tem sua economia baseada principalmente no comércio, escolas e faculdades, seguidos por indústrias (celulose, alimentícia e eletrônica) e agricultura.



Lago



Bragança Paulista oferece ao visitante diversas opções, com destaque para o lago do Taboão, que é considerado o cartão postal da cidade, e principal área de lazer para a população. Destacam-se ainda como atrativos o parque Dr. Luiz Gonzaga da Silva Leme, a represa Jaguary e a montanha Leite Sol.

A história da cidade pode ser conhecida no museu municipal Oswaldo Russomano, no centro, onde há outras atrações como a praça Raul Leme, a central da cidade e a Igreja do Rosário, tombada pelo patrimônio histórico.



Rio Claro



Fundada com o nome de São João Batista do Ribeirão Claro, nome que mais tarde foi mudado para São João do Rio Claro, e, por força da Lei estadual 975/1905, teve sua denominação alterada para Rio Claro. Está localizada no centro-leste do Estado de São Paul, numa área de 500 km².

Situada na região de Campinas (segundo polo industrial do Estado), faz parte de uma microrregião bastante desenvolvida e em constante expansão econômica. Rio Claro encontra-se a 240 km do porto de Santos, a 85 km do Aeroporto Internacional de Viracopos e a 200 km do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana da capital. O clima caracteriza-se por estiagens de inverno (junho a setembro) e chuvas de verão (dezembro a março). O relevo é predominantemente plano e a vegetação natural é composta por cerrado, porém restrita a algumas áreas de proteção ambiental.

A região de Rio Claro forma o maior polo cerâmico das Américas. De acordo com a Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (Aspacer), são 48 indústrias, responsáveis por 13 mil empregos diretos e 195 mil indiretos.



Horto Florestal



Próximo à área urbana encontra-se o Horto Florestal, considerado o maior ponto turístico da região, com uma área de 2.314 hectares e composto por vegetação nativa e áreas reflorestadas com eucalipto. Um pool de projetos para exploração do parque vem sendo desenvolvido pela associação denominada Amigos do Horto, que promove a restauração de museus, instalação e remodelação de áreas verdes para exploração do turismo ecológico da área.

alesp