Os superintendentes dos aeroportos de Guarulhos e de Congonhas dirimiram dúvidas dos deputados na CPI do transporte aéreo, presidida pelo deputado Fernando Capez (PSDB), nesta quinta-feira, 17/9. Jaime Henrique Caldas Parreira, superintendente do Aeroporto Internacional de Guarulhos, discorreu sobre a atual infraestrutura do aeroporto e suas perspectivas de crescimento. Segundo ele, com a crise de 2008 houve significativa diminuição de embarques e desembarques internacionais e de cargas aéreas. Contudo, houve recuperação das operações e é previsto que se repita, este ano, a média histórica de movimento. Citou a interrupção de obras em decorrência de denúncias de superfaturamento pelo TCU e informou que contrato anterior foi rescindido e os trâmites estão no último estágio para a liberação de novas obras. Carlos Haroldo Novak, superintendente do Aeroporto de São Paulo (Congonhas) enfatizou a necessidade de integração do aeroporto com a cidade e as negociações em andamento para que o metrô chegue às portas do aeroporto. Falou também sobre obras que visam aumentar as posições de check-in, permitindo maior rapidez e conforto aos passageiros. Os deputados Vicente Cândido (PT), Rodolfo Costa e Silva (PSDB) e Alex Manente (PPS) demonstraram preocupação quanto às relações dos aeroportos com os consumidores e indagaram que medidas têm sido tomadas para melhorar os problemas apresentados. Órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, mantêm presença constante nos aeroportos, de acordo com os superintendentes. Além disso, os aeroportos contam com uma ouvidoria cuja função é estabelecer contato mais direto com o usuário. Na época da crise, lembrou Jaime Henrique, foram instalados juizados especiais nos aeroportos que sanavam com eficiência os problemas, mas já não estão mais presentes. Os deputados ponderaram que para o consumidor seria importante que o Procon tivesse posto permanente nos aeroportos, além de os juizados especiais serem reativados. Sugeriram também a criação de um serviço de apoio técnico do aeroporto para proporcionar atendimento mais imediato ao usuário.