Balanço - 1º Semestre 2012 - Meta do Instituto Biológico é ser referência em sanidade animal e vegetal

Instituição mantém unidades de pesquisa, centro de memória e único museu de insetos do país
13/07/2012 16:19 | Da Redação

Compartilhar:

Instituto Biológico<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg116231.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> instituto biologico visita escolar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2012/fg116232.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, o Instituto Biológico foi criado em 1927, com o nome de Instituto Biológico de Defesa Agrícola e Animal. É um dos institutos de pesquisa vinculados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta).

A missão do Instituto Biológico (IB) é desenvolver e transferir conhecimento científico e tecnológico para o negócio agrícola nas áreas de sanidade animal e vegetal. Sua meta é consolidar-se, até 2020, como um centro de referência em excelência técnico-científico nas áreas de sanidade animal e vegetal, comprometido com o desenvolvimento sustentável.

O IB mantém sete unidades de pesquisa, com centros que tratam da Sanidade Animal, Sanidade Vegetal, Proteção Ambiental, Pesquisa Tecnológica do Agronegócio Avícola (na cidade de Descalvado), Experimental Central do Instituto Biológico (em Campinas), e as unidades de Pesquisa e Desenvolvimento, em Bastos, e a Laboratorial de Referência em Pragas Urbanas.

O Biológico possui em sua sede um Centro de Memória com mais de 340 mil documentos que preservam a história da sanidade agropecuária paulista.

A instituição realiza, em média, 540 diagnósticos nas áreas de sanidade animal, sanidade vegetal e monitoramento ambiental. Esses exames são feitos por um dos três laboratórios no Brasil credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.



História



Desde o início do século 20, o ideal de muitos aristocratas paulistas era a criação de um órgão que cuidasse da sanidade da riqueza vegetal do Estado de São Paulo, o café. Em maio de 1924 apareceu uma praga nos cafezais paulistas, a broca, que pegou desprevenida a administração pública. Isso mostrou a necessidade da criação de uma organização fitossanitária permanente.

Em 1928 iniciou-se a construção da atual sede, localizada no bairro de Vila Mariana, na capital. Naquela época, a área do Biológico era muito maior que a atual. Toda a área que ficava além da atual avenida 23 de Maio foi cedida para a construção do parque do Ibirapuera, para a comemoração do 4º Centenário de São Paulo.

Finalmente inaugurado em 1945, o prédio é símbolo de um grande combate que atravessou as revoluções de 1930 e 1932 e o golpe de 1937, quando a construção serviu, entre outras coisas, de alojamento de soldados.

O edifício principal, com sua característica cor rosa, foi projetado pelo arquiteto Mário Whately, no estilo art déco, e na sua construção forem usados materiais requintados. Desde 2002, o Conjunto Arquitetônico do Instituto Biológico foi tombado pelo Condephaat.



Planeta Inseto



Em sua sede na capital paulista, está aberto à visitação o único Jardim Zoológico de insetos do Brasil, autorizado pelo Ibama e Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria da Cultura e o Catavento Cultural e Educacional. A exposição, chamada Planeta Inseto, procura mostrar a importância desses animais para a vida humana.

De forma lúdica e interativa, são mostrados os diversos aspectos sobre os insetos, sensibilizando o público para sua importância na sustentabilidade ambiental, produção de alimentos e saúde pública. É possível ver, por exemplo, a atividade das lagartas do bicho-da-seda e das abelhas na produção de mel. Os visitantes podem ainda presenciar uma corrida de baratas e descobrir fatos sobre as pragas urbanas.

Maiores informações podem ser obtidas no site do Instituto Biológico - www.biologico.sp.gov.br -, ou pelos telefones (11) 2613-9500 ou 2613-9400.

alesp