As obras de Alina Cubas permanecem ligadas àquela estrutura íntima que reclama sempre uma única e unitária inspiração estimulada por uma decisiva evolução estilística e formal. Com efeito, no desenvolvimento contínuo, as formas da escultora se abriram a novas e importantes relações, aquelas mesmas que lhe permitiram encontrar soluções abertas e de grandes possibilidades receptivas. Inserindo cores fosforescentes, as mais contrastantes, a artista transforma o real em situações irônicas e divertidas, que criam uma plasticidade feminina e musical. Escultora de grande versatilidade, trabalha com matérias as mais complexas e dos mais diversos componentes, com ênfase para a resina colorida. Em suas mãos, cada segredo é revelado evidenciando o exercício de uma clara habilidade, na qual se delineia a impressão de uma forte e autônoma personalidade. Suas formas contêm os fermentos da complexa atualidade artística, das inovações e das conquistas técnicas das últimas décadas. Mesmo se a dinâmica das torções, das sinuosidades e do luminoso cromatismo constitui um chamamento a obras que, buscando novos espaços, propõem um ritmo de luz que se modula na linha formal da harmonia. A obra Red Disk, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, reflete, entretanto, uma harmoniosa evolução de sua bem calibrada geometria viva, que atrai dentro de si o aspecto e possivelmente a essência do vasto mundo que a circunda. A artista Alina Cubas, pseudônimo artístico de Alina Cubas Fonteneau, nasceu em Havana (Cuba), em 1954. Transferiu-se para o Brasil em 1998, onde criou seu próprio ateliê. Bacharelou-se no Mount Holyake College, em South Hadley, Massachusets, EUA (1976), e formou-se Master of Arts na Universidade de Nova York, especializando-se no campo da escultura. Sua primeira exposição data de 1977, na Grey Art Gallery, seguindo-se: Espaço Cultural da ACCA (associação dos críticos cubanos de arte), Miami, Flórida, EUA (1980); Meeting Point Gallery, Coral Gables, Flórida, EUA (1981); Stamford Museum and Nature Center, Connecticut, EUA (1988); Milford Fine Arts Council, Connecticut, EUA (1988); New Canaan Society for the Arts, Connecticut, EUA (1989 e 1991); Boinayel Art Gallery, San Juan, Porto Rico (1990); Gallery at the Courtyard, Katonch, Nova York, EUA (1992); Virginia Miller Artspace, Miami, EUA (1996); Raleigh Gallery, Boca Raton, EUA (1996/1997); The Florida Museum of Hispanic and Latin American Art Group Exhibition, Miami, EUA (1997); Adamar Art Gallery, Miami, EUA (1998); Chapel Art Show, São Paulo; Galeria Val de Almeida Junior, São Paulo (2002 e 2003); Museu da Casa Brasileira, São Paulo (2003); Salão de Artes e Antiguidades de São Paulo; Salão Aberto na Bienal de São Paulo (2004); Nova André Galeria, São Paulo; Faire Maison & Object, Paris, França; "Caminhos Vários", Nova André Galeria, São Paulo (2005); Palm Beach International Biennale, Palm Beach, EUA (2006); "Totens Coloridos", Galeria Arte Aplicada, São Paulo; e Off Bienal II, Museu Brasileiro da Escultura, São Paulo (2006). Possui obras em diversas coleções particulares no Brasil e no exterior e no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.