Professores da rede estadual poderão receber tratamento para a Síndrome de Burnout

Projeto prevê acompanhamento médico e psicológico prestado por equipe multidisciplinar
12/09/2012 18:59 | Da Redação: Monica Ferrero Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Simão Pedro, presidente da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg117814.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leci Brandão agradeceu a homenagem e o apoio dos deputados da casa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg117815.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reinaldo Alguz e Welson Gasparini<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg117816.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg117817.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa reuniu-se nesta quarta-feira, 12/9, para deliberar sobre sua pauta. Entre os pareceres aprovados, está o dado ao Projeto de Lei 1197/2011, de Alencar Santana (PT), que estabelece apoio e tratamento para professores da rede estadual que possam estar sofrendo da Síndrome de Burnout.

A síndrome é um termo que descreve o estado de exaustão prolongada e diminuição do interesse, sobretudo em relação ao trabalho. O termo burnout (do inglês combustão completa) trata principalmente a sensação de exaustão da pessoa acometida.

Ao determinar que o Estado dará assistência médica e psicológica aos professores portadores da síndrome, a proposta prevê uma avaliação dos professores e o acompanhamento do caso por "equipe multidisciplinar, composta por médicos, psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais possibilitando o tratamento e o combate às seqüelas decorrentes da referida síndrome", entre outras medidas.



Outras deliberações



Também foram aprovados os pareceres dados a outros 12 projetos de lei. Em deliberação conclusiva, foram aprovados dez Projetos de lei. Leci Brandão (PCdoB), agradeceu o parecer favorável dado por André do Prado ao seu PL 1154/2011, que institui o Dia de Iemanjá, a ser comemorado a cada dia 2/2. Lembrando que deu parecer favorável ao PL 247/2012 do parlamentar, que determina a comemoração do Dia do Show da Fé no sábado imediatamente seguinte à Sexta-feira da Paixão, conhecido como Sábado de Aleluia, Leci Brandão destacou que o respeito às diversas religiões é uma mostra de que o Estado brasileiro é laico.

Welson Gasparini (PSDB) também agradeceu a aprovação da Moção 27/2012, que apela à presidente da República a fim de que determine que a cidade de Ribeirão Preto seja incluída no Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Superior, Profissional e Tecnológica. O parlamentar disse que a cidade está aguardando por isso.

O presidente Simão Pedro (PT) saudou Leci Brandão pela passagem do seu aniversário, elogiando sua trajetória de vida. A deputada agradeceu a homenagem e o apoio dos deputados da Casa.

alesp