Surdos explicam importância do ensino de libras já no início da infância

É por meio dos sinais que a criança surda se torna sujeito da linguagem, explica pedagogo
28/09/2012 20:08 | Da Redação: Beth Avelar Fotos: Márcia Yamamoto

Compartilhar:

Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg118274.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi abre encontro sobre os direitos dos surdos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg118273.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Direitos dos surdos são debatidos na Assenbleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg118275.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alexandre Melender <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg118276.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edinho Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg118277.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sandro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg118257.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2012/fg118258.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta quinta-feira, 27/9, no auditório Teotônio Vilela, foi realizada reunião, promovida pelo deputado Carlos Giannazi (PSOL), sobre os direitos dos surdos. O evento marcou a passagem do Dia Mundial do Surdo, que é comemorado no último domingo do mês de setembro. "Temos obrigação de levar as demandas que vocês trazem para o governo estadual, e para esta intermediação podem contar com nosso apoio", afirmou o parlamentar.

Durante o evento houve uma apresentação teatral do ator Sandro Pereira e palestras sobre o assunto. O professor do Colégio Rio Branco, pedagogo Alexandre Melender, que é surdo, explicou que a língua de sinais nasceu por volta de 1700, pelo abade Charles-Michel L" Épée, em Paris. Depois, pouco a pouco, a língua dos sinais foi sendo abolida, tendo sido proibida no Brasil em 1880.

"Em 1999, começou a ser desenvolvida a perspectiva bilíngue, ou seja, que a primeira língua dos surdos é a língua dos sinais e a segunda língua o português. Não somos deficientes auditivos, somos surdos. A língua brasileira de sinais (libras) é uma língua materna das comunidades surdas brasileiras", disse o pedagogo.

Ele informou que pesquisas apontam para a importância da aquisição da língua de sinais por crianças surdas o mais cedo possível, uma vez que é por meio dela que a criança poderá constituir-se como sujeito da linguagem. "Neste sentido, a escola precisa estar preparada para captar o potencial do educando, valorizar e respeitar a diversidade sociocultural e linguística", acrescentou.

alesp