Desenvolvimento local, integrado e sustentável é tema de palestra na Assembleia


06/03/2013 20:51 | Da Redação: Beth Avelar Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

 Orlando Bolçone (PSB), mestre em Economia pela Unesp, discorreu sobre Desenvolvimento Local e Regional<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122050.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Orlando Bolçone no 4º Encontro de Agentes Públicos Municipais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2013/fg122051.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durante o 4º Encontro de Agentes Públicos Municipais, nesta quarta-feira, 6/3, Orlando Bolçone (PSB), mestre em Economia pela Unesp, discorreu sobre Desenvolvimento Local e Regional. Ele explicou que o conceito de desenvolvimento como melhoria da qualidade de vida, em especial a saúde e a educação, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), foi criado pelo economista indiano Amartya Sen.

Bolçone citou as etapas pelas quais passa uma cidade: sobrevivência, manutenção, crescimento e desenvolvimento. "Uma cidade vive o momento de sobrevivência quando se desfaz de seus ativos para poder continuar prestando serviços " essa é a estratégia da sobrevivência. Após superar esta fase, a cidade entra no período de manutenção. Quando aumenta a quantidade dos produtos, tanto em termos de consumo quanto em termos de escolas, atendimento em hospitais, por exemplo, ingressa no período de crescimento. Quando aumenta a quantidade e a qualidade, entra na fase de desenvolvimento".

O deputado destacou que existem as necessidades primárias (fisiológicas, de segurança) e as necessidades secundárias (sociais, de estima e de auto-realização), sendo que não se pode querer que alguém que não tenha as necessidades básicas atendidas possa falar ou pensar em desenvolvimento.

Nessa linha de pensamento, o agente público, que se caracteriza por prestar serviços à sociedade, já ultrapassou as fases básicas. "Esta pessoa trabalha para sua auto-realização". Bolçone concluiu afirmando que o desenvolvimento deve ser local, integrado e sustentável, e para medi-lo deve-se levar em conta os índices IPRS e IPVS, pois são instrumentos que contribuem para maior eficácia das políticas públicas locais e regionais.

alesp