Redução de imposto pode estimular retomada do consumo de GNV


04/10/2013 11:11 | Da assessoria do deputado Orlando Morando

Compartilhar:

Orlando Morando (2º à esq)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg130693.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Coordenador da Frente Parlamentar em Apoio a Exploração do Gás Natural no Estado de São Paulo, Orlando Morando (PSDB) e representantes das distribuidoras de gás se reuniram, na quarta-feira, 25/9, com o secretário estadual da Fazenda, Andrea Calabi.

Objetivando estimular e retomar o consumo de Gás Natural Veicular (GNV), o pleito é a redução do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos de combustível GNV.

Nos últimos cinco anos, de acordo com dados do setor, o consumo de GNV caiu 56%, para um volume médio diário de 741 mil metros cúbicos. Ao mesmo tempo, o número de carros convertidos ao GNV teve uma queda mensal de 2,3 mil para 141. No total, mais de 195 mil carros deixaram de circular com GNV desde 2008.

Para Morando, o Estado precisa criar um ambiente que estimule investimentos na diversificação da oferta, promova a disponibilidade em grande escala e em níveis capazes de estimular a produção industrial e o investimento em sua expansão, gerando empregos, divisas e arrecadação.

Defendeu, ainda, os benefícios do Gás Natural Veicular, especialmente a economia que se reverte em renda ao usuário e a geração de empregos diretos.

O secretário Andrea Calabi se mostrou bastante favorável em apoiar a expansão do uso do gás natural, entretanto, afirmou que irá realizar estudos para viabilidade de implantação com sua equipe técnica e dará um retorno o mais breve possível.



omorando@al.sp.gov.br

alesp