Assembleia homenageia os 143 anos do Mackenzie

Participaram da cerimônia os parlamentares Célia Leão e Carlos Bezerra Jr.
25/10/2013 20:25 | Da Redação

Compartilhar:

Carlos Bezerra Jr. e Célia Leão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131847.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O Coral do Mackenzie apresenta-se na cerimônia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131848.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> .<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131849.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão solene homenageia 143 anos do Instituto Presbiteriano Mackenzie<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131850.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Juarez Marcondes Filho, Roberto Brasileiro Silva, Célia Leão, Carlos Bezerra Jr., Cláudio Lembo e Silas Cunha de Menezes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131852.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Bezerra Jr.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131854.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Juarez Marcondes Filho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg131856.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) foi homenageado nesta segunda-feira, 21/10, pelos seus 143 anos de existência. Sessão solene realizada por iniciativa da deputada Célia Leão (PSDB) lembrou a trajetória da instituição, ligada à Igreja Presbiteriana do Brasil, e que ao longo desse tempo se colocou como uma das mais importantes na área educacional de nosso país.

"Poder prestar essa homenagem é um presente. Centenas de pessoas, ao longo de toda a história da Instituição, puderam colaborar com o crescimento dos cidadãos, que prezam a família e têm Deus no comando de tudo", afirmou Célia Leão.

A solenidade teve a participação do Coral de Câmara Mackenzie, regido pelo maestro Parcival Módolo, e devocional feita pelo vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, reverendo Juarez Marcondes Filho.

Representantes do Mackenzie foram homenageados com uma placa comemorativa, entregue pelo deputado Carlos Bezerra Jr (PSDB). O parlamentar fez questão de ressaltar a referência em educação que é o Mackenzie: "É um modelo na qualidade de ensino, na capacitação de seus professores e alunos", destacou.

Falando em nome do Instituto Presbiteriano Mackenzie, o diretor do IPM, Maurício Melo de Meneses, discorreu sobre o legado deixado por João Calvino, principal teólogo do presbiterianismo e cujas ideias serviram de inspiração para a fundação e manutenção da escola centenária. "Essa concepção está em nosso DNA", disse. "O Mackenzie foi fundado nos mesmos moldes, baseado no grande legado que Calvino deixou".

Universidade Mackenzie: uma história de pioneirismo e inovação

A história da Universidade Presbiteriana Mackenzie, mantida sob a égide do Instituto Presbiteriano Mackenzie, começou a ser escrita já em 1870, quando o casal de missionários presbiterianos Mary Annesley e George Chamberlain criou a Escola Americana, que logo se tornou referência de educação básica em São Paulo.

Esta deu origem ao Mackenzie College, com seus primeiros cursos superiores de Filosofia (1885), de Comércio (1890) e, principalmente, a Escola de Engenharia (1896) " o mais antigo estabelecimento privado e confessional de ensino de engenharia do país.

No início do decênio de 1950, quatro faculdades já se encontravam consolidadas e uma quinta estava em vias de ser inaugurada: Escola de Engenharia, Faculdade de Arquitetura, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1946), Faculdade de Ciências Econômicas (1950) e Faculdade de Direito (1953). Foi sobre este alicerce que se erigiu o edifício da então Universidade Mackenzie, autorizada a funcionar pelo Decreto nº 30.511, de 7 de fevereiro de 1952, e instalada, solenemente, em 16 de abril de 1952, com a posse do primeiro Reitor, o Prof. Engº. Henrique Pegado.

Inserida num contexto de profundas transformações sociais, políticas e econômicas, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (denominação adotada a partir de 1999) viu-se logo desafiada a expandir sua oferta de cursos e construir uma infraestrutura condizente com sua crescente reputação acadêmica.

Ao longo dos anos que se seguiram, a consolidação da Universidade Presbiteriana Mackenzie tornou-se notória em inúmeras dimensões, tais como: cursos novos, currículos novos, laboratórios novos, prédios novos, campi novos, exigências legais novas, requisitos novos de titulação acadêmica e indicadores novos de qualidade.

Nesse cenário, a sólida tradição de ensino que sempre assegurou aos mackenzistas as melhores oportunidades profissionais de mercado e de inserção social passou a ser também impactada pela implantação de um clima instigante de pesquisa institucionalizada, em cujo bojo numerosos nichos de excelência vêm despontando.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie é, reconhecidamente, uma das mais importantes instituições de ensino de nosso país e vem contribuindo significativamente para a formação de lideranças políticas, empresariais e acadêmicas, em diversas áreas do conhecimento.

Fonte: Portal do Instituto Presbiteriano Mackenzie

alesp