Escola de Santa Maria da Serra homenageia Frei Fernando Maria Fachini


31/10/2013 17:13 | Da assessoria do deputado Aldo Demarchi

Compartilhar:

Prefeito Josias Zani e Aldo Demarchi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-10-2013/fg132112.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi sancionada a lei 15.193, que denomina "Frei Fernando Maria Fachini", a Escola Estadual Jardim Levorato, em Santa Maria da Serra. De autoria de Aldo Demarchi (DEM), o projeto 690/12 aprovado, pela Assembleia Legislativa, foi sugerido por Josias Zani Neto, prefeito municipal.

Na justificativa, o deputado lembra que Frei Fernando Maria Fachini era o pseudônimo de Arlindo Fachini, natural de Vinhedo, interior de São Paulo, nascido aos 28 de maio de 1918, primogênito de nove filhos do casal Julio Fachini e Carolina Bressan Fachini.

Em 1940 entrou para o Seminário São Fidélis de Piracicaba, vestiu hábito franciscano capuchino em Taubaté, Convento Santa Clara, iniciando o noviciado em 1945.

Homem voltado aos estudos, cursou Filosofia e Teologia em São Paulo, recebeu a Primeira Tonsura conferida por Dom Antonio Maria Alves de Siqueira, conferindo-lhe também, as Ordens Menores, no Seminário Central e no Seminário Verbo Divino de Santo Amaro.

Frei Fernando tinha programas de rádio na Rádio Clube de Penápolis e na Rádio Cinquentenário de Birigui. Possuía domínio fácil sobre as massas populares, às quais espalhava alegria, amor, afeto e carinho. Seus programas, além de outros méritos, eram de real utilidade pública.

Faleceu em 18 de julho de 1993, aos 75 anos de idade, vitimado por um ataque cardíaco. Seu corpo está enterrado na cidade que tanto amou: Santa Maria da Serra.

ademarchi@al.sp.gov.br

alesp