6º Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde é aberto na Alesp

Especialistas ministrarão palestras técnicas até o dia 14/4
11/04/2016 18:50 | Da Redação: Monica Ferrero - Fotos: Bruna Sampaio

Compartilhar:

Autoridades e especialistas na cerimônia de abertura do seminário <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188066.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditório Franco Montoro durante o seminário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188068.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hélio Nishimoto, Emílio Miranda e Marcos Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188069.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Hélio Nishimoto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188070.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcos Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188071.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pedro Roberto Pereira de Souza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2016/fg188072.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi realizada nesta segunda-feira, 11/4, no auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa, a cerimônia de abertura do 6º Seminário Esporte, Atividade Física e Saúde. O evento, promovido pela Mesa Diretora e pela Comissão de Assuntos Desportivos, segue até quinta-feira, 14/4, com palestras de especialistas, que ocorrerão das 8h30 às 18 horas.

O deputado Helio Nishimoto (PSDB), vice-presidente da Comissão de Assuntos Desportivos, presidiu a mesa de abertura e falou de sua alegria por estarem presentes no seminário representantes de cerca de 30 municípios do Estado de São Paulo. Ele explanou ainda sobre sua experiência esportiva e da importância da atividade para a saúde.

Foram homenageadas perso­nalidades da área esportiva: o diretor do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (CEPEUSP) Emílio Miranda; o segundo vice-presidente do CREF-4 - São Paulo Pedro Roberto Pereira de Souza; e o professor livre-docente do Departamento de Educação Física da Unesp de Bauru, Mauro Betti. Também foram homenageados o deputado federal Vicente Cândido (PT/SP) e Enio Tatto (PT), que apresentou a Resolução 822/2012, que estabelece a realização do seminário.

As palestras inaugurais do seminário foram Exercício Físico, Esporte e Saúde: a responsabilidade da Educação Física, a cargo do professor Mauro Betti; e A Inclusão, uma questão de atitude, pela professora-doutora professora da Escola de Educação Física e Esporte da USP Elisabeth Mattos.

Importância do esporte

Secretário de Esportes, Lazer e Recreação da cidade de São Paulo, José Lorenzo de Messina, representando o prefeito Fernando Haddad, elogiou o rigor acadêmico dos palestrantes do seminário e falou da coragem profissional intrínseca dos professores e atletas nas competições e no ensino.

O representante do CREF-4 Pedro de Souza manifestou preocupação com o retrocesso que representa a tramitação, no Senado, do PL 522/2013, de permitir que ex-atletas exerçam a atividade de técnicos esportivos, desde que comprovem no mínimo cinco anos de atividade como atleta na modalidade pretendida, em vez de professores qualificados e graduados em Educação Física. O presidente desta entidade, Nelson Leme da Silva Júnior, somou-se ao repúdio, e considerou o PL um desrespeito aos 400 mil profissionais de Educação Física registrados no Brasil.

Presidente da Associação Brasileira dos Secretários Municipais de Esportes e Lazer (Absmel), Humberto Panzetti disse ter esperança de que como legado da Olimpíada no Brasil sejam alocados pelo menos 1% dos orçamentos públicos para o esporte. "O importante não é uma medalha, é a mudança de cultura na sociedade em relação ao esporte", afirmou.

O deputado Marcos Martins (PT) reclamou que empresa que fábrica produtos à base de amianto patrocine time de futebol. O ex-técnico de futebol José Teixeira lamentou que os campos de várzea estejam quase extintos na cidade de São Paulo, fazendo com que as crianças de hoje tenham dificuldades em praticar esportes.

Coordenador do evento, o professor de Educação Física Daniel Carreira elogiou a iniciativa do seminário, que sempre aborda em suas edições temas relevantes para o esporte. Também da coordenação do seminário, Walter Silva, assessor de Esporte da Liderança do PT, relembrou sua atuação esportiva na USP, que culminou na criação, em 1971, pelo então reitor Miguel Reale, do Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo.

alesp