Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Comunidade Nordestina é lançada na Assembleia


03/08/2017 18:26 | Léo Martins - Foto: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Gileno Gomes, Cauê Macris e Pedro Kaka (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg206069.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gileno Gomes, Cauê Macris e Pedro Kaka (ao centro)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg206079.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cauê Macris<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg206068.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gileno Gomes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2017/fg206067.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Tapioca, sanfona, chapéu de palha e muito mais. Nesta quarta-feira (2/8), a Assembleia Legislativa comemorou o Dia do Nordestino lançando uma frente parlamentar em defesa dos direitos dessa população - uma iniciativa do deputado Gileno Gomes (PSL). O auditório Teotônio Vilela foi palco do evento.

"Aqui em São Paulo temos aproximadamente 8 milhões de habitantes nordestinos. Esta integração com as entidades do segmento será essencial para articular o que será trabalhado", disse o deputado, que é baiano e lembrou a importância dessa comunidade para o crescimento do Estado e do Brasil. Gileno ainda destacou os objetivos da frente. "Debater sobre exploração da mão de obra, saúde, trabalho escravo, empregos, hábitos culturais, empreendedorismo, liberdade de expressão e combate ao racismo", disse.

O presidente da Casa, Cauê Macris (PSDB), abriu o evento ressaltando a importância dessa frente. "Fora do Nordeste, São Paulo é a cidade com mais nordestinos. Nós queremos uma participação mais ativa dessa população para gerar resultados positivos para eles no Estado", disse o presidente.

O deputado Luiz Carlos Gondim (SD) lembrou um fato inusitado que ocorreu no Japão. "Assim que cheguei, estava com dificuldade para comunicar-me em inglês e, assim que peguei um táxi, o motorista era lá do interior da Paraíba", declarou, ressaltando a presença dos nordestinos mundo afora.

"Todos nós temos um pouco do sangue nordestino em nossas veias. Eu renasci depois de viver em meio a essa comunidade durante uma época da minha vida", disse o deputado Pedro Kaká (PODE), lembrando que o Nordeste tem uma história de luta, repleta de movimentos históricos.

O lançamento da frente também foi marcado por homenagens. Forram entregues troféus e certificados a diversas pessoas, reconhecendo os trabalhos em favor da comunidade nordestina. Durante o evento, houve apresentações de danças e músicas e foram oferecidas comidas típicas da região.

Além dos citados, estiveram presentes no evento os deputados Ramalho da Construção (PSDB) e Ricardo Madalena (PR), bem como prefeitos, vereadores e representantes de alguns municípios do Estado.

alesp