Queda de contêineres no mar de Santos


05/09/2017 19:30 | Larissa Leão - Foto: Vera Massaro

Compartilhar:

Roberto Tripoli, Paulo Corrêa Jr e Alberto Mourão (presidente do Condesb)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207995.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alberto Mourão (presidente do Condesb)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207997.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg207998.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Turco e Hélio Nishimoto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208019.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alberto Mourão (presidente do Condesb)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208020.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coronel Telhada, Carlos Neder e Cássio Navarro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg208021.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O conteúdo dos contêineres que caíram no mar de Santos no último dia 11/8 foi pauta da reunião de duas comissões da Alesp nesta terça-feira (5/9). Os deputados apuram se houve danos ambientais à região e, para isso, convidaram o representante da Log-in Logística Intermodal, empresa responsável pela movimentação de cargas. Maurício Trompowsky explicou aos deputados as medidas tomadas após o incidente. "Foram três mais urgentes: a localização das cargas, a avaliação da segurança do navio e a identificação dos resíduos. Para o resgate dos contêineres que estão submersos foi contratada uma empresa estadunidense", informou. Segundo ele, a queda foi ocasionada devido ao mau tempo no dia, que resultou no balanço do navio e no consequente tombo dos produtos. E afirma que dos 46 contêineres, 3 já foram recuperados e 17 já foram pontuados. Entre as cargas armazenadas estavam bolsas, aparelhos de ar-condicionado, bicicletas, enfeites de natal, impressoras e vestuários.

O capitão de Mar e Guerra, André Luiz Pereira, disse que há um tribunal marítimo apurando e investigando os fatos ocorridos. "Já foi instalado um inquérito para tratar desse assunto. Acredito que em quarenta e cinco dias estará pronto."

O presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais, deputado Paulo Correa Jr (PEN), ressaltou que a Assembleia está cumprindo o seu papel de fiscalização. "A comissão seguirá as sugestões do deputado Coronel Telhada e enviará um ofício ao Ibama para que preste esclarecimentos sobre as medidas que estão sendo tomadas."

Para o presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), Alberto Mourão, faltam informações em tempo real para que os secretários municipais pudessem discutir as medidas de alerta no mesmo instante.

A representante da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Maria da Penha Alencar, esclareceu que a companhia está distante das investigações. "O Ibama centralizou a fiscalização, não podemos interferir."

O deputado Roberto Tripoli (PV) criticou a atitude do Ibama em assumir essa responsabilidade. "Eles não possuem recursos e nem condições de apresentar resultados para a população sobre a situação".

O secretário municipal de Meio Ambiente de São Vicente, Vitor Vitório, representou todos os secretários da pasta da Baixada Santista. Ele pediu cópia dos documentos que serão entregues para a comissão.

Além dos citados, estiveram presentes nas comissões de Assuntos Metropolitanos e Municipais e de Meio Ambiente, os deputados Carlos Neder, Luiz Turco e Teonílio Barba (todos do PT), Cássio Navarro (PMDB), Davi Zaia (PPS), Junior Aprillanti (PSB) e Marta Costa (PSD).

alesp