Pedido de ampliação do Programa Mulheres de Peito


22/09/2017 15:15 | Da assessoria do deputado Hélio Nishimoto

Compartilhar:

Hélio Nishimoto (ao centro) em reunião da Comissão de Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209168.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Hélio Nishimoto solicitou na terça-feira (19/9), na Comissão de Saúde da Alesp, um aumento na quantidade de carretas de mamografia, do Programa Mulheres de Peito, dedicado à prevenção do câncer de mama.

"O programa é exemplar e tem ajudado muitas mulheres em todo o Estado de São Paulo. Solicitei uma carreta para uma determinada cidade e só há data disponível para o segundo semestre de 2018. O programa é um sucesso e a demanda é alta", afirma Nishimoto.

A Carreta da Mamografia do Programa Mulheres de Peito, da Secretaria da Saúde, possui toda a infraestrutura necessária para fazer os exames gratuitos de prevenção do câncer de mama.

Para fazer a mamografia, as mulheres entre 50 a 69 anos de idade não precisam apresentar pedido médico. Pacientes que não se enquadram nessa faixa etária, porém, podem fazer o exame somente por solicitação médica.

As unidades móveis de mamografia contam com equipes multidisciplinares, compostas por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista. Além do mamógrafo, as unidades possuem aparelho de ultrassom, conversor digital de imagens analógicas, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

alesp