Ícone do samba paulista é homenageado na Alesp


26/09/2017 17:58 | Léo Martins - Foto: Raphael Montanaro

Compartilhar:

Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209359.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209361.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Germano Mathias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209362.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209363.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O sambista Germano Mathias, referência musical em São Paulo na década de 50, foi homenageado na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (25/9). O evento foi promovido pela deputada Clélia Gomes (PHS) e ocorreu no auditório Franco Montoro.

Aos 83 anos, Germano Mathias destacou-se na música ao lado de Adoniran Barbosa. "Luto pelo samba e estou a serviço dele e da cultura brasileira há 62 anos. Quando eu vejo um sambista cantando, me arrepio todo. Nenhum gringo sabe fazer a batucada do ritmo, por mais que goste", declarou.

O cantor Osvaldinho da Cuíca é amigo do sambista há mais de 60 anos. "É uma alegria vê-lo sendo colocado na galeria de honra desta Casa. Quando a música estrangeira invadiu o país, Germano Mathias surgiu e foi uma explosão", disse. Ainda segundo Osvaldinho, Germano resgatou o samba paulista, que estava praticamente na UTI. "A idade que ele está e a voz que mantém, é algo muito raro. Ele não foge às raízes."

A deputada Clélia Gomes (PHS) disse que resgatar o que vem sendo perdido na cultura é essencial. "Uma cidade se perde com o tempo se não tiver uma história para contar. Esta Casa está aqui para mostrar ao povo a nossa cultura e fazer com que ela não se perca", disse.

alesp