Audiência debate futuro dos institutos de pesquisa


26/09/2017 18:35 | Beatriz Correia - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Mesa e público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209369.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mesa e público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209371.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209372.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maurício Brusadin, Roberto Tripoli, Luiz Turco, Orlando Bolçone, Carlos Neder e Celso Nascimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209373.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maurício Brusadin e Roberto Tripoli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2017/fg209374.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promoveu nesta terça-feira (26/9) uma audiência pública para discutir o futuro dos institutos de pesquisa ligados à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA). Na reunião ouviram-se o secretário Maurício Brusadin e representantes dos institutos Geológico, Florestal e de Botânica.

"O assunto é extenso e a reunião foi muito proveitosa. A intenção é fazer outras audiências e continuar trabalhando junto à Secretaria do Meio Ambiente para obtermos resultados", disse o deputado Roberto Tripoli (PV), presidente da comissão.

Para os representantes dos institutos de pesquisa, está havendo um desmonte das instituições com a falta de investimentos, além da venda da sede do Instituto Geológico e da ausência de pesquisadores e técnicos de apoio e assistência à pesquisa. Segundo Paulo Cézar Fernandes, pesquisador do IG, em três anos os cortes de verba para a entidade chegaram a 60%.

Brusadin negou que as três instituições devam funcionar em uma sede única, o Instituto da Biodiversidade. "Por hora, o assunto está encerrado. Não juntaremos as instituições, mas precisamos pensar em novas alternativas. A ideia é formar um grupo de estudos com integrantes dos institutos e especialistas na área para discutir a questão."

A proposta foi difundida pela imprensa durante a gestão do antigo secretário, Ricardo Salles " que deixou o cargo na SMA em 28/8 deste ano, juntamente com o secretário adjunto, Antonio Velloso Carneiro. Maurício Brusadin está na função há cerca de 20 dias.

"O marco da minha gestão será o diálogo aberto e democrático com os diretores e funcionários dos institutos. É inconcebível tomar atitudes de cima para baixo, é preciso diálogo e consenso para construir conceitos", afirmou Brusadin.

A audiênica foi solicitada pelo deputado Carlos Neder (PT) e surgiu a partir de discussões realizadas pela Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos de Pesquisa do Estado de São Paulo, presidida pelo parlamentar. Para Neder, a situação dos institutos ainda precisa ser melhor esclarecida.

"O secretário falou de contratação, mas não falou sobre abertura de concursos públicos. Esses funcionários virão de onde? É preciso ter cuidado para não sobrepor os interesses da iniciativa privada aos interesses públicos."

O deputado Roberto Massafera (PSDB) afirmou que o desenvolvimento das nações está atrelado ao investimento em pesquisa, ciência e inovação. "Precisamos definir políticas científicas no Estado de São Paulo para tratar do futuro que nos espera", disse.

Estiveram presentes, além dos citados, os deputados Ana do Carmo e Luiz Turco (ambos do PT), Caio França, Ed Thomas e Orlando Bolçone (os três do PSB),

Celso Nascimento (PSC), Cezinha de Madureira (DEM), Davi Zaia (PPS), Itamar Borges (PMDB), Feliciano Filho (PSC) e Welson Gasparini (PSDB).

alesp