Segurança do trabalho é tema de encontro


02/05/2018 15:30 | Larissa Seretti - Foto : Raphael Montanaro

Compartilhar:

Audiência pública sobre a segurança do trabalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222209.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ramalho da Construção <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222208.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Armando Henrique<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222207.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública sobre a segurança do trabalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222211.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública sobre a segurança do trabalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222215.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Audiência pública sobre a segurança do trabalho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222217.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Allan Soares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222219.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Carlos de Oliveira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222223.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gean Granco Pampalon<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2018/fg222233.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com o objetivo de discutir a saúde e a segurança do trabalho, a Assembleia Legislativa recebeu uma audiência pública que abordou o Abril Verde, movimento de iniciativa popular que busca conscientizar a sociedade para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

O evento foi realizado na última sexta-feira (27/4), no Auditório Teotônio Vilela e recebeu o apoio do deputado Ramalho da Construção (PSDB).

No dia 28 de abril é celebrado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. A data foi esco­lhida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) por conta de uma explosão em uma mina nos EUA em 1969, acidente no qual morreram 78 trabalhadores.

Segundo Armando Henrique, presidente da Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho (Fenatest), São Paulo foi o estado com mais trabalhadores acidentados no Brasil. "Isso por força do nosso sistema de trabalho industrial sucateado, que colocou o estado em uma situação delicada. Porém, temos locais em que as condições de trabalho evoluíram, e consequentemente houve redução de acidentes", disse. Para reverter a situação, explica Armando Henrique, as pessoas deverão se sensibilizar sobre a prevenção. "Começamos a perceber uma posição mais sensível do setor empresarial. O empre­sário sempre entendeu que o gasto em segurança é prejuízo, mas na verdade é investimento", afirmou.

O deputado Ramalho da Construção (PSDB) afirma que as regras devem ser cumpridas. "Os acidentes de trabalho nos preocupam muito. Não bastam as Normas Regulamentativas (NR), é importante que haja conscientização. O nosso grande trabalho é divulgar informações e conscientizar tanto o empregador, quanto a população."

Marcos Ribeiro, presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de São Paulo (Sintesp), considerou importante discutir o assunto frente às recentes alterações da legislação. "Com a reforma trabalhista e a precarização das condições de trabalho, teremos mais acidentes", declarou.

Além dos citados, a mesa foi com­posta por Adriana Ramalho, vereadora de São Paulo; Alan Soares, repre­sentante da vereadora de Campinas Leonice Alves da Paz; Gianfranco Pampalon, engenheiro civil e auditor do Ministério do Trabalho; José Roberto Sevieri, técnico de segurança do trabalho; e Luís Carlos de Oliveira, diretor do Sindicato

dos Metalúrgicos.

alesp