Eventos movimentam a cidade de São Paulo no dia do aniversário


24/01/2019 14:07 | Comemoração | Larissa Seretti e Laysla Jacob

Compartilhar:

Ponte Estaiada em São Paulo  (fonte: Pexels)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-01-2019/fg229560.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os 465 anos da capital paulista serão comemorados com diversos eventos neste dia 25 de janeiro. A famosa "terra da garoa" é a cidade mais populosa do Brasil com 12,2 milhões de habitantes em 2018, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sua história começou com a colonização e a fundação da Vila de São Vicente, em 22 de janeiro de 1532, pelo militar português Martim Afonso de Souza. No dia 25 de janeiro de 1554, doze padres portugueses, incluindo José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, subiram a serra e fundaram o Colégio de Jesuítas. A construção foi realizada entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú, com o objetivo de alfabetizar e catequizar os índios que viviam na região do planalto de Piratininga - chamada de serra de Paranapiacaba pelos nativos. O nome São Paulo foi dado ao local porque no dia da fundação do colégio é celebrada a conversão do apóstolo Paulo pela Igreja Católica.

O Colégio foi apenas o início da história. Séculos se passaram e a capital paulista atraiu cada vez mais habitantes. Não somente de outros países, mas pessoas de outros estados do Brasil também transformaram a metrópole no maior centro urbano do país. Atualmente, São Paulo abriga mais de 70 nacionalidades diferentes, possui milhões de habitantes e é o maior centro financeiro do país.

Atrações no aniversário

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo, preparou uma grande festa em comemoração ao aniversário da capital. As atrações buscam representar a diversidade existente na cidade e levar ao público uma programação variada ao longo do dia. As festividades estarão localizadas tanto no centro da cidade, espalhadas em diversos palcos, como também em áreas descentralizadas, que receberão atrações culturais com música e diversão para as crianças. Todos os eventos serão gratuitos.

Nos palcos centrais, localizados no Vale do Anhangabaú, diversos gêneros musicais participarão da festa. As apresentações são de estilos que variam desde o funk até o rock, passando em diversos outros como pop, rap, samba, MPB, punk e gospel.

Uma das atrações no feriado é o grupo de rap gospel Ao Cubo, que contará com a participação dos sambistas do Art Popular. O evento começa a partir das 14h no Vale do Anhangabaú. A MPB e o samba também marcarão a festa no local com a presença de Paulinho da Viola e seus convidados, a partir das 16h.

No início da noite, às 18h30, está prevista uma homenagem ao grupo Charlie Brown Jr. Liderada por Alexandre Abrão, filho do vocalista Chorão, a celebração intitulada "Tamo Aí na Atividade apresenta Charlie Brown Jr" terá como convidados: Projota, Di Ferrero, Digão (Raimundos), Supla e Panda (La Raza).

O rap nacional marcará presença na festa com Rael e Rashid, a partir das 20h30, e receberá a convidada especial Pabllo Vittar. O show de encerramento no Vale do Anhangabaú será a partir das 23h, com a cantora Ludmilla. A cantora já recebeu indicação ao Grammy Latino em 2017 e promete atrair ao local um grande público.

Por toda a cidade

As atrações para comemorar a data não ocorrerão somente no centro. Espaços como as casas de cultura, os centros culturais, a Biblioteca Mário de Andrade e o Teatro Flávio Império também serão palco para as celebrações. Uma delas será no Centro Cultural da Juventude, localizado na Zona Norte. A banda de hardcore Dead Fish, com mais de 27 anos de história, se apresentará no local a partir das 18h, com a convidada Deb Babilônia, vocalista da banda Deb And The Mentals.

O Teatro Flávio Império, localizado próximo à estação Engenheiro Goulart da CPTM, na Zona Leste, receberá o Sampa Crew. A partir das 18h, o grupo formado em 1987 iniciará seu show com a conhecida mistura de gêneros musicais característica da banda - que une samba, pagode, soul e outros estilos.

A Biblioteca Mário de Andrade, a partir das 22h, receberá o cantor Supla, que contará alguns trechos de seu livro "Supla: crônicas e fotos do Charada Brasileiro". Para participar, é necessário retirar senhas gratuitas com uma hora de antecedência.

No total serão mais de 12 horas de atividades gratuitas, destinadas a todos os públicos, por toda a cidade. Para conferir a programação completa do aniversário de São Paulo, acesse o site da Secretaria Municipal de Cultura no endereço www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura.


alesp