Dia Nacional da Ciência destaca produção científica


10/07/2019 20:13 | Comemoração | Ines Jordana

Compartilhar:

Fonte: pixabay<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2019/fg236925.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Comemorado anualmente no dia 8 de julho, o Dia Nacional da Ciência busca estimular o interesse de jovens e adultos para a importância da área. Instituído em 2001 pela Lei Federal 10.221, o dia é festejado com a promoção de diversas atividades científicas por diferentes estados do Brasil. A data comemora também o Dia do Pesquisador Científico, estabelecido na Lei Federal 11.807, de 2008.

As ações realizadas em comemoração à data chamam atenção para a produção da ciência em todo o país, divididas em feiras, mostras de filmes, palestras e experiências onde o público pode vivenciar a investigação científica.

Fundada há mais de 70 anos, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), também promove eventos para celebrar a data. Essas atividades são realizadas em diversas cidades, com ações culturais e de livre entrada para todos os interessados.

Em São Paulo, a "marcha pela ciência" foi acompanhada por bonecos de Olinda que representavam grandes cientistas como Albert Einstein, Aziz Nacib Ab"Saber, Nise da Silveira e José Leite Lopes.

Em outros estados brasileiros, a celebração foi conduzida por exposições, apresentações musicais e seminários abertos para todo o público. Todos os eventos contaram com o apoio de secretárias estaduais e instituições que trabalham para estimular o conhecimento científico e ampliar a sua divulgação.


alesp