Plano de vacinação no Estado e eficácia de imunizante são assuntos na tribuna

Certificação da Anvisa é essencial para segurança da vacina, destacaram parlamentares
10/12/2020 16:24 | Plenário | Beatriz Ferreira - Foto: Carol Jacob

Compartilhar:

Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2020/fg259204.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2020/fg259205.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2020/fg259206.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2020/fg259207.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2020/fg259208.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubitschek	<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2020/fg259209.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No início da sessão ordinária desta quinta-feira (10/12), a deputada Leticia Aguiar (PSL) se pronunciou a respeito da vacina Coronavac, a imunização contra a Covid-19 que será desenvolvida no país em parceria com a fabricante chinesa Sinovac, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. Ela considerou como incoerente o plano estadual de imunização apresentado pelo governador no início da semana. "Nós queremos uma vacina comprovadamente eficaz, com autorização da Anvisa, que tenha o respaldo do Ministério da Saúde para que possamos fazer um movimento em conjunto pelo país, sem que haja separatismo", salientou.

Em seguida, o deputado Douglas Garcia (PTB) reiterou seu posicionamento contrário à obrigatoriedade de receber a vacina. Ele revelou que emitiu um ofício à Anvisa solicitando a não distribuição das doses.

O parlamentar também informou ter encaminhado aos membros da Comissão de Saúde da Alesp um ofício, que segundo ele tem embasamento científico e é assinado por médicos que se manifestaram contra a obrigatoriedade de receber a imunização.

Garcia defendeu ainda o Projeto de Decreto Legislativo 42/2020, de sua autoria, que revoga o Decreto 65.319, de 30 de novembro de 2020, que reclassifica o Estado de São Paulo para a fase amarela do Plano São Paulo em decorrência da Covid-19. "Tenho certeza que o PDL pode trazer toda a liberdade que o povo almeja", finalizou.

O deputado Frederico D'Avila (PSL) comentou sobre possíveis consequências da aplicação da Lei 17.293/2020 na produção agrícola paulista. Segundo ele, a partir do próximo ano, o setor sofrerá com o aumento dos tributos sobre defensivos, insumos e produtos agrícolas, o que causará impacto na produção em todo o país, já que muitos produtos demandados de outros estados, são fabricados em São Paulo pela facilidade logística. "Eu consegui o depoimento de praticamente todos os presidentes das Aprosojas estaduais falando que a aplicação dessa alíquota de 4,14% sobre os defensivos e insumos agrícolas vão causar problemas em todo o Brasil", ressaltou.

O auxílio-reclusão que as famílias de policiais militares mortos possuem direito ao recebimento, previsto na Lei Complementar 1.027/2007 foi o assunto abordado por Major Mecca (PSL). "Os cônjuges e familiares de policiais mortos recorrem a nós parlamentares pedindo pelo auxílio, e há mais de quatro meses não estão recebendo", reclamou.


alesp