Ato solene presta homenagem ao senador Major Olimpio, morto pela Covid-19

Ex-deputado estadual em São Paulo, político tinha 58 anos e deixou esposa e dois filhos
22/04/2021 15:42 | In memoriam | Beatriz Ferreira - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Ato Solene - Tributo para Major Olímpio em ambiente virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg265324.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adalberto Freitas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg265320.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Junior Bozzella<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg265322.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcio da Farmácia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg265323.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg265326.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Janaina Paschoal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg265321.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene - Tributo para Major Olímpio em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg265327.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ato Solene - Tributo para Major Olímpio em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2021/fg265325.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Ato solene realizado em ambiente virtual na terça-feira (20/4) homenageou o senador Major Olimpio, que morreu em 18 de março deste ano vítima da Covid-19. A iniciativa do deputado Adalberto Freitas (PSL) reuniu parlamentares, além de pessoas próximas ao senador.

Sérgio Olimpio Gomes nasceu em Presidente Venceslau, no oeste paulista, em 20 de março de 1962. Formado em ciências jurídicas e sociais, jornalismo e educação física, foi técnico em defesa pessoal, instrutor de tiro e autor de livros sobre segurança.

Major Olimpio foi presidente da Associação Paulista dos Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo e diretor da Associação dos Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Como oficial, exerceu suas funções por 29 anos. Em 2006, ingressou na carreira política, sendo eleito deputado estadual com 52.386 votos e reeleito em 2010 com 135.409 votos.

Além de cumprir dois mandatos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, em 2014 foi eleito deputado federal, e em 2018, tornou-se o senador mais votado do país, com 9.039.523 votos.

No início de março deste ano, Major Olimpio foi hospitalizado após ser diagnosticado com Covid-19 e faleceu após 16 dias na UTI do Hospital São Camilo, em São Paulo, vítima de morte cerebral, devido complicações da doença. O senador faleceu aos 58 anos, deixando a esposa e dois filhos.

Manifestações

Adalberto Freitas demonstrou gratidão ao colega de partido. "Meu amigo e irmão Major Olimpio foi um dos responsáveis pelo meu ingresso no PSL e pela minha eleição como deputado estadual, fato que poucos conhecem e que só a nós dois interessava. Vá em paz, amigo, irmão, na certeza de que sua batalha seguirá e seus companheiros estarão fortes seguindo o caminho e as estratégias traçadas há muito tempo para o bem do Brasil", disse.

Para o deputado Carlos Giannazi (PSOL), as diferenças ideológicas entre ele e Major Olimpio não foram obstáculo para trabalhar em defesa das mesmas causas. "Foi um aprendizado, ele era um amigo. Nós tínhamos diferenças ideológicas e políticas, logicamente, mas isso nunca influenciou na nossa amizade e na nossa luta em defesa dos servidores do Estado de São Paulo, defesa da cidadania, da ética na política, isso independia do espectro ideológico e partidário. Ele teve uma importância muito grande na Assembleia Legislativa e é muito importante celebrar a vida, o legado e a história dele e tudo o que ele deixou e ensinou", afirmou.

O deputado federal Júnior Bozzella expressou admiração pelo comportamento do senador em relação aos entes queridos e a todos aqueles que faziam parte de sua convivência. "Não era um político, era um cidadão de bem que utilizava a política como um instrumento de transformação da vida do próximo. Esse é o grande legado dele, é a nossa missão preservá-lo. Essa é minha missão enquanto homem público e cidadão de bem", disse.

Assista ao evento na íntegra:

alesp