Parlamentares debatem educação, alimentação e segurança pública na Tribuna Virtual

Participaram da atividade a deputada Janaina Paschoal e os deputados Carlos Giannazi, Enio Tatto e Major Mecca
20/05/2021 17:02 | Tribuna Virtual | Maurícia Figueira - Foto:Bruna Sampaio

Compartilhar:

Enio Tatto na Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267146.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Major Mecca na Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267150.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Janaina Paschoal na Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267152.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi na Tribuna Virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267153.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Enio Tatto na Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267155.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Major Mecca na Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267156.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Janaina Paschoal na Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267160.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Giannazi na Tribuna Virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267162.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que participaram da Tribuna Virtual nesta quinta-feira (20/5) falaram sobre questões relacionadas a educação, alimentação e segurança pública.

Na sua participação, o deputado Carlos Giannazi (PSOL) comemorou a suspensão da implantação de escola cívico-militar em Sorocaba. A escola Matheus Maylasky seria a primeira no Estado a adotar o modelo, permitido desde a sanção da Lei 17.359/2021, no início de abril. O projeto é de autoria do deputado Tenente Coimbra (PSL).

"O Ministério Público entendeu que havia um ataque ao direito à educação e entrou com ação civil pública contra a instalação autoritária de uma escola cívico-militar", disse o deputado.

Para Giannazi, a escola cívico-militar é doutrinadora. "Forma um aluno passivo, submisso, que não vai respeitar a diversidade, a identidade e tenta padronizar o pensamento, o comportamento", afirmou o parlamentar.

Discordando do colega, a deputada Janaina Paschoal (PSL) considera que colégios cívico-militares são uma opção a mais às famílias. "Não entendo como um país que se declara democrático possa se ressentir de ter mais uma opção. Há famílias que desejam o método construtivista, outras tradicional, outras Waldorf, outras são partidárias do ensino domiciliar", disse.

Em sua intervenção, o deputado Enio Tatto (PT) informou que o restaurante popular Bom Prato do bairro do Grajaú, na zona sul de São Paulo, vai ser transferido. "Vai ser aberto outro na região da Cidade Dutra, a cinco quilômetros de distância", comentou.

Tatto afirmou que a mudança vai prejudicar os usuários do Bom Prato. "Aquela população que não tem dinheiro para comer, não tem dinheiro para pagar condução para retirar sua comida todo dia". Segundo o parlamentar, são oferecidos no local diariamente 400 cafés da manhã e 1.500 almoços. As refeições são disponibilizadas para retirada, para evitar aglomerações.

Para a deputada Janaina Paschoal, o Bom Prato é um direito conquistado. "Eu me uno ao pleito que nenhum Bom Prato seja fechado. O investimento que se faz no Bom Prato tem um retorno em termos de dignidade humana, cidadania, que justifica o investimento", afirmou a parlamentar. Giannazi também se manifestou contrariamente ao fechamento do restaurante.

O deputado Major Mecca (PSL) fez a sua participação na Tribuna Virtual em frente ao 29º Batalhão da Polícia Militar. "Como membro da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários da Assembleia Legislativa, estou entrando numa fiscalização profunda do 29º batalhão para que tenhamos conhecimento do que está acontecendo na gestão dessa unidade", comentou.

Mecca fez um requerimento de informações à Secretaria de Segurança Pública a respeito do batalhão, localizado na zona leste de São Paulo. Um dos exemplos citados pelo deputado foi o caso de um cabo, falecido no início de abril por Covid-19. "Até agora a esposa está sem receber. A família está passando por dificuldades". Mecca afirmou que mais de 300 policiais estão pedindo transferência da unidade. "Infelizmente constatei nessa unidade algo que não aprendi na academia de Polícia Militar do Barro Branco, que é trabalhar ao lado da sua tropa", disse.


alesp