Ato solene debate consequências da privatização da Eletrobras

Reunião em ambiente virtual foi organizada pela deputada Márcia Lia
27/05/2021 11:43 | Evento | Beatriz Ferreira - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Frente Parlamentar em Defesa do Setor de Energia Barragens Saneamento Básico e Recursos Hídricos em ambiente virtual <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267643.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Márcia Lia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267644.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leci Brandão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267645.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Alencar Santana<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267646.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Alberto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267647.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcolino <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267649.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gilson Gonçalves<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267648.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar em Defesa do Setor de Energia Barragens Saneamento Básico e Recursos Hídricos em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267650.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar em Defesa do Setor de Energia Barragens Saneamento Básico e Recursos Hídricos em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267651.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar em Defesa do Setor de Energia Barragens Saneamento Básico e Recursos Hídricos em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267652.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar em Defesa do Setor de Energia Barragens Saneamento Básico e Recursos Hídricos em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2021/fg267653.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Frente Parlamentar em Defesa do Setor de Energia, Barragens, Saneamento Básico e Recursos Hídricos se reuniu em solenidade virtual nesta quarta-feira (27/5) para debater as consequências da privatização da Eletrobras, aprovada na Câmara dos Deputados no dia 19 de maio. O evento foi promovido pela deputada Márcia Lia (PT).

A Eletrobras é a maior empresa fornecedora de energia elétrica da América Latina e a quinta maior geradora hidrelétrica do mundo, responsável por mais de 37% da energia do Brasil.

Segundo a deputada Márcia Lia, a desestatização da Eletrobras resultará em um aumento da tarifa de energia elétrica. "A tarifa de energia elétrica no Brasil, que é a maior do mundo, ficará ainda mais cara. Já é abusiva, mas se tornará excessivamente abusiva se não conseguirmos impedir essa privatização", disse.

Para a deputada Leci Brandão (PCdoB), a pandemia evidenciou a desigualdade da população. Ela destacou que, em razão da grande taxa de desemprego, a inadimplência cresceu, dificultando o acesso da população periférica aos serviços essenciais. "Todo mundo sabe que a privatização leva ao aumento de tarifas e à diminuição da produção do serviço. Não podemos deixar que o povo sofra ainda mais as consequências de uma política nefasta, genocida", disse.

Em concordância, Carlos Alberto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Energéticos do Estado de São Paulo (Sinergia), criticou a ação do governo brasileiro, que de acordo com ele, colabora com o crescimento da desigualdade na sociedade, administrando os serviços essenciais à população, como se fossem mercadorias.

Ele demonstrou preocupação com os prejuízos que a privatização da energia elétrica trará ao setor de saúde. "Depois que passei a conviver com pessoas acamadas, vejo o quanto elas necessitam de energia para manter o equipamento de oxigênio em casa, manter a própria vida. Portanto, a energia é um serviço essencial e público para a sociedade", ressaltou.

alesp