Parlamentares criticam protesto realizado na avenida Paulista neste domingo, dia 12

Manifestação ocorreu na tribuna livre, durante sessão ordinária nesta segunda-feira
13/09/2021 18:39 | Manifestação | Da Redação - foto: Otávio Roberto

Compartilhar:

Plenário Juscelino Kubistchek <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273725.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubistchek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273726.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubistchek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273727.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Plenário Juscelino Kubistchek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-09-2021/fg273728.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia seguinte ao protesto contra o presidente da República, Jair Bolsonaro, promovido por grupos como o MBL e Vem pra Rua, na avenida Paulista, em São Paulo, no domingo (12/9), parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo usaram a tribuna, durante sessão ordinária nesta segunda (13/9), para criticar a manifestação e, principalmente, a participação de políticos no ato.

De acordo com os parlamentares, a movimentação ficou muito aquém das manifestações do 7 de Setembro e revelou fins eleitorais dos que subiram ao palanque.

Gil Diniz (sem partido) considerou "um fiasco" o protesto e criticou a forma de participação do governador João Doria. Para o deputado, "SP não merece o governador que tem".

Coronel Telhada (PP) associou-se a Gil Diniz e chamou de "ridícula" a manifestação do domingo, comparando ao ato do 7 de Setembro último, também na avenida Paulista.

Possíveis interesses eleitorais de figuras públicas que ocuparam o palanque no ato de domingo foram apontados por Conte Lopes (PP), que também criticou o movimento. Na mesma linha, Janaina Paschoal (PSL) identificou interesses eleitorais na convocação da manifestação e lamentou a forma como foi alvo de chacota por parte de participantes.

Um novo ato convocado para o dia 2/10 foi mencionado por Carlos Giannazi (PSOL), que esclareceu que seu partido não participou das manifestações de domingo. "Dia 2 será o verdadeiro ato em defesa da democracia", disse.

Ainda na sessão, foi convocado uma reunião da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais para esta terça-feira, dia 14, às 14h30, em ambiente virtual, para analisar o Projeto de Lei 495/2019, da deputada Leticia Aguiar, que declara o município de São José dos Campos como "Capital Estadual da Indústria Aeroespacial - Capital do Avião".

alesp