Parlamentares da Alesp debatem parcerias com o cônsul-geral da Argentina

Comissão de Relações Internacionais também aprovou convites a embaixadores da França, Itália e Ucrânia
15/03/2022 16:41 | Comissão | Lucas Martins - Foto: Reprodução Rede Alesp

Compartilhar:

Comissão de Relações Internacionais em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283439.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Fiorilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283440.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Embaixador Luis María Kreckler<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283441.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Júlio Serson<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283442.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Lúcia Amary<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283443.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283444.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Relações Internacionais em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283445.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Comissão de Relações Internacionais em ambiente virtual<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283446.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa de São Paulo recebeu, nesta terça-feira (15), em ambiente virtual, o cônsul-geral da Argentina em São Paulo, Luis María Kreckler. Durante o encontro, foram debatidas parcerias na área do turismo e do setor empresarial.

Os parlamentares também aprovaram convites aos embaixadores da França, Itália e Ucrânia para comparecerem às próximas reuniões do colegiado.

O secretário-executivo de Relações Internacionais do Estado, Affonso Massot, esteve presente no encontrou e saudou o diplomata argentino, destacando a relação de longa data entre os dois países.

"O relacionamento entre Brasil e Argentina é, desde sempre, uma fraterna e necessária parceria estratégica, e toda a parceria estratégia do Brasil passa, necessariamente por São Paulo", disse.

Segundo a secretaria, em 2020, São Paulo foi responsável por cerca de um terço dos US$ 16 bilhões de volume de comércio entre Brasil Argentina.

Em sua fala, Kreckler destacou a ligação entre os dois países e classificou o relacionamento como "um matrimônio que deve durar para sempre".

O diplomata também reforçou a importância do fluxo de turistas entre Brasil e Argentina e afirmou que, até junho, as rotas aéreas entre os aeroportos paulistas e as principais cidades argentinas, como Buenos Aires, Bariloche e Mendoza, deverão voltar a normalidade.

De acordo com a embaixada do país, 47% dos turistas brasileiros que vão à Argentina saem do Estado de São Paulo.

Ao final de sua explanação, Kreckler comentou os convites que tem feito a governadores e empresários de diversas províncias argentinas para que pudessem conhecer as possibilidades de negócio no Estado.

Questionado pelo presidente da Comissão, deputado Paulo Fiorilo (PT), sobre a possibilidade da realização de visitas de delegações argentinas a polos tecnológicos do interior paulista para a viabilização de parcerias, o diplomata afirmou que pretende ir a várias regiões do Estado e pediu que o colegiado também convidasse embaixadores de outros países sul-americanos para acompanhá-lo em uma ida conjunta.

"Acho que seria muito interessante levar um grupo de cônsules de países vizinhos da América Latina para que conheçamos as regiões juntos. Através da diplomacia parlamentar que vocês exercem, acredito que esse seria um bom passo", falou.

Entre os parlamentares presentes, além do presidente do colegiado, Paulo Fiorilo, estiveram presentes os deputados Alex de Madureira (PSD), Barros Munhoz (PSB), Delegado Olim (PP), Maria Lúcia Amary (PSDB), Professor Walter Vicioni (MDB) e Sebastião Santos (Republicanos), que substitui o deputado Wellington Moura (Republicanos).


alesp