Embaixador da Bélgica no Brasil e cônsul-geral belga visitam a Assembleia Legislativa de São Paulo

Compromisso parlamentar foi acompanhado pelo presidente da Comissão de Relações Internacionais, Paulo Fiorilo
17/03/2022 10:57 | Visita Cônsul | Da Redação - Foto: Marianna Bonaccini

Compartilhar:

Visita do Cônsul e Embaixador da Bélgica na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283544.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Paulo Fiorilo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283545.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Visita do Cônsul e Embaixador da Bélgica na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283573.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Visita do Cônsul e Embaixador da Bélgica na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283574.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Visita do Cônsul e Embaixador da Bélgica na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283575.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Visita do Cônsul e Embaixador da Bélgica na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283576.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Visita do Cônsul e Embaixador da Bélgica na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283577.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Visita do Cônsul e Embaixador da Bélgica na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283578.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Visita do Cônsul e Embaixador da Bélgica na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283579.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Visita do Cônsul e Embaixador da Bélgica na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283580.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Visita do Cônsul e Embaixador da Bélgica na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2022/fg283581.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O embaixador da Bélgica no Brasil, Patrick Herman, e o cônsul-geral belga, Mattieu Branders, visitaram a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo na tarde desta quarta-feira (16), com o objetivo de estreitar o relacionamento com o Legislativo e avançar em ações diplomáticas.

O presidente da Casa, deputado Carlão Pignatari, não pode participar por estar com dengue, mas foi representado pelo deputado e presidente da Comissão de Relações Internacionais da Alesp, Paulo Fiorilo (PT). O encontro foi realizado no Salão Nobre da Presidência. Eles conversaram sobre as proximidades entre o Brasil e a Bélgica.

Herman exaltou a importância das relações socioeconômicas internacionais, especialmente com o Estado de São Paulo, permitidas pela globalização.

"Para a o futuro, ficaremos mais próximos da democracia em todo o mundo, já que ela é também regional e estadual. A reunião com o presidente é crucial para conhecermos as prioridades legislativas de São Paulo, como segurança, saúde e cooperação econômica", afirmou o embaixador.

Branders comentou que outras possibilidades de falar com Fiorilo já foram pautadas, e com o retorno presencial das atividades, o encaixe na agenda foi possível. "Agora esperamos que alguns projetos culturais e acadêmicos possam ir para frente, e que sobretudo, nossa relação seja desenvolvida".

Paulo Fiorilo deixou o convite para que as autoridades retornassem à Alesp para conhecerem as discussões da próxima Comissão de Relações Internacionais, a qual deve acontecer nos próximos dias. O deputado também confirmou a importância do contato entre parlamentares estaduais e belgas.

"Sempre há a ideia de expandir o diálogo para outros parlamentares, primeiro para uma pluralidade de ideias, e para que os deputados da Casa possam conhecer a realidade dos outros países, e assim, usufruírem das experiências internacionais", disse.

É importante ressaltar que a Assembleia conta com projetos internacionais avançados com outros países, como Israel, com a parceria para atender produtores familiares, e o programa "Mashav", de desenvolvimento e cooperação diplomática.

Além disso, a Assembleia tem dialogado com universidades do Grulac (Grupo de Cônsules da América Latina e Caribe). De acordo com o parlamentar, os objetivos são os mesmos "desenvolver o debate entre o parlamento paulista e o de outros países

alesp