Iniciativa inédita coloca Alesp na vanguarda da preservação ambiental no Estado de São Paulo, diz especialista

Rodrigo Levkovicz deu entrevista nesta quinta-feira ao telejornal Alesp Notícias 1ª Edição
06/05/2022 15:53 | Entrevista Rodrigo Levkovicz | José Guilherme Romero - Foto: Reprodução Rede Alesp e Larissa Navarro

Compartilhar:

Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg286336.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rodrigo Levkovicz deu entrevista ao telejornal Alesp Notícias 1ª Edição 
 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2022/fg286308.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O diretor-executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz, afirmou que a iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que pretende plantar 20 mil mudas de árvores para compensar as emissões de CO², é inédita e coloca o Legislativo paulista na vanguarda da preservação ambiental.

"A Fundação Florestal, em parceria com a Alesp e a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, está firmando um convênio com ações para fazer anualmente o reflorestamento de áreas degradadas", disse o diretor-executivo da Fundação Florestal, em entrevista ao telejornal Alesp Notícias 1ª Edição desta quinta-feira (5).

Segundo Rodrigo, a iniciativa pioneira é uma visão de futuro, que vai inspirar outros órgãos públicos do Brasil, e também vai incentivar que as empresas passem a aderir este programa de preservação ambiental.

Levkovicz acredita que sociedade já está demandando das empresas um projeto de sustentabilidade, como o Selo Verde -uma certificação que destaca a responsabilidade ambiental das empresas em executar suas atividades com o menor impacto ambiental possível.

O diretor-executivo destacou as medidas de reflorestamento da Casa e o engajamento dos parlamentares. "A Alesp já nos ajuda em muita coisa, a proteger a natureza, com emendas, comissões e frentes parlamentares, além da criação de novas unidades de preservação. Estamos no caminho certo", disse.

A previsão é que as árvores sejam distribuídas por parques estaduais de São Paulo, onde deverão ser plantadas as 20 mil mudas, equivalentes a uma área de 12 hectares de terra.

Alesp Preserva

O plantio das mudas acontece dentro do Alesp Preserva, programa de sustentabilidade da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, criado em 2021, para a promoção de ações de preservação dos recursos naturais e de combate às mudanças climáticas

As ações do programa incluem a economia de água por meio da implantação de um sistema de reuso, a utilização de energia renovável com a instalação de painéis de energia solar no Palácio 9 de Julho e o programa Alesp Sem Papel, que pretende reduzir o uso do papel na Casa até o final de 2022, substituindo por softwares de gestão e produtividade.

Com a compensação de carbono, o Legislativo paulista pretende alcançar o selo Carbono Zero, implantando metas de redução e planos para a mitigação das emissões de CO2 - parte da adesão da Alesp ao Acordo Ambiental de São Paulo, firmado na COP21 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), no ano passado.

alesp