Amelinha Teles é homenageada na Alesp

Personalidade é reconhecida pela luta pela democracia e a favor das mulheres; cerimônia foi promovida pela deputada Isa Penna
15/02/2023 19:20 | Homenagem | Daiana Rodrigues - Foto: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Amelinha Teles é homenageada na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295297.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Isa Penna e Amelinha Teles<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295298.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Isa Penna e Amelinha Teles<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295299.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Amelinha Teles é homenageada na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295300.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Amelinha Teles é homenageada na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2023/fg295301.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi realizada, nesta quarta-feira (15), uma solenidade para homenagear Maria Amélia de Almeida Teles, mais conhecida como Amelinha Teles. A cerimônia foi promovida pela deputada Isa Penna (PC do B), como forma de reconhecimento à história de lutas da homenageada.

Uma honraria foi entregue a Amelinha pelas mãos da parlamentar. "Graças às lutas da Amelinha e de outras mulheres, nós temos o feminismo. Nós queremos que todas as mulheres e, também, os homens, sejam transformados pela igualdade", disse Isa Penna. Para a deputada, mulheres que lutam estão em todas as partes e a homenageada colaborou para o fortalecimento do feminismo.

Após a entrega , a homenageada declarou: "É uma emoção esse reconhecimento. Ele faz parte de um movimento de mulheres que fizeram parte de uma construção histórica".

No fim da cerimônia, Amelinha prestou solidariedade a todas as mulheres, especialmente as transexuais e negras. Por fim, relembrou o feminicídio no Brasil e o assédio sexual.

Biografia da Homenageada

Maria Amélia, mais conhecida como Amelinha, nasceu em Contagem, em 6 de outubro de 1944. Feminista, foi militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e participou do Jornal Brasil Mulher na década de 1970.

Presa em 1972, foi levada à Operação Bandeirantes (Oban), onde foi submetida a sessões de torturas, que, segundo seu depoimento, foram realizadas, pessoalmente, pelo major do exército Carlos Alberto Brilhante Ustra, então comandante do DOI-Codi de São Paulo.

Atualmente, Amelinha é diretora da União de Mulheres de São Paulo e coordenadora do Projeto Promotoras Legais Populares, além de integrar a Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos e ser assessora da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo "Rubens Paiva".


alesp