Prêmio Inezita Barroso acontece nesta sexta, 3, com homenagens a Marília Mendonça e Rolando Boldrin

Comissão de Educação e Cultura da Alesp vai premiar 20 personalidades da música caipira
01/03/2023 17:51 | Homenagem | Matheus Batista - Foto: Agência Alesp

Compartilhar:

Inezita Barroso no Plenário Juscelino Kubtischek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg295887.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Prêmio Inezita Barroso 2022 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg295888.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Inezita Barroso <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2023/fg295889.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A cerimônia de entrega da 6ª edição do Prêmio Inezita Barroso, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, acontece nesta sexta-feira, dia 3 de março, a partir das 10h, no Plenário Juscelino Kubitschek do Palácio 9 de Julho, sede do Legislativo paulista. A honraria é concedida a personalidades da música caipira e de demais expressões artísticas rurais de São Paulo.

Nesta sexta edição do prêmio, a Alesp vai homenagear a cantora Marília Mendonça e o cantor e apresentador Rolando Boldrin. Marília morreu em um acidente aéreo em novembro de 2021. A cantora, compositora e instrumentista era um expoente do "feminejo", um subgênero do sertanejo que leva o empoderamento feminino em suas letras. Já Rolando Boldrin foi um dos maiores divulgadores da cultura sertaneja do país. Para prestigiar a cerimônia, foi convidada a esposa de Boldrin, Patricia Maia.

Os demais homenageados, escolhidos pela Comissão de Educação e Cultura da Alesp, são: Miltinho Jorge; Eli Carlos Ivo; Paulinho Trewasae; Amigos & Violeiros; Grupo Cantareira; Violeiros de Diadema; Comunidade Jongo Embu das Artes; Grupo de Violeiros de Vinhedo "Som da Roça"; Doni Bueno e Miguel Luiz Villar - estes indicados pela sociedade civil.

Já os homenageados indicados por parlamentares da Casa são: Nathan Violeiro; Elaine Teotônio de Piracicaba; Grupo de Fandango de Tamanco Cuitelo; a Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia; Cida Ajala; Neto de Oliveira - Palhaço Maçaneta; Jorge Luiz e Fernando; Congada do Parque São Bernardo e Tonho Prado.

Prêmio

O Prêmio Inezita Barroso foi criado por meio de uma resolução aprovada pela Alesp em 2016, e teve sua primeira edição realizada em 2017, premiando naquele ano dez artistas e grupos da música raiz do Estado.

A Comissão de Educação e Cultura da Alesp é a responsável por receber as inscrições e indicações, que podem ser feitas por parlamentares e pela sociedade civil, e definir quais serão os agraciados com o prêmio.

Este ano, a Comissão escolheu 20 personalidades para receberem o prêmio da mão do presidente da Casa, deputado Carlão Pignatari. "É uma homenagem para um ícone da música popular e para todos que carregam o nome da música caipira no Estado de São Paulo", disse Pignatari.

Inezita Barroso

Inezita Barroso, nascida em São Paulo, em março 1925, foi uma das mais amadas e consagradas artistas brasileiras, considerada um dos ícones da música caipira e do sertanejo raiz, atuando como instrumentista, cantora, compositora, apresentadora e pesquisadora do folclore brasileiro.


alesp