SP Sem Fogo: Deputado apoia iniciativa de combate a incêndios no Estado

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
12/06/2023 13:52 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Edmir Chedid

Compartilhar:

Atividade previne e combate incêndios florestais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg302964.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governo estadual iniciou a Operação SP Sem Fogo, que visa diminuir os focos de incêndio no período mais seco do ano, que ocorre entre junho e outubro. A atividade, que também recebeu o apoio do deputado Edmir Chedid (União), irá contar com R$ 97 milhões em investimentos para prevenir e combater incêndios florestais que, em alguns casos, ainda podem provocar danos nas áreas de cultivo.

De acordo com o parlamentar, o recurso financeiro será destinado à manutenção e ampliação do uso de tecnologia de boletins meteorológicos, monitoramento via satélite e na limpeza de áreas próximas às rodovias estaduais e federais no Estado de São Paulo. "Também será possível comprar mais equipamentos anti-incêndios, assim como veículos para os serviços especializados", garantiu.

Edmir Chedid explicou ainda que a Operação SP Sem Fogo teve início com a "queima prescrita em áreas protegidas"; o primeiro local escolhido foi a Estação Ecológica de Jataí, em Luís Antônio (Região Metropolitana de Ribeirão Preto). "Esta técnica consiste em utilizar fogo de forma controlada em pequenos trechos, sob supervisão das equipes técnicas. Desta forma, é possível garantir que as chamas consumam a matéria orgânica (como folhas secas e capim) da superfície."

A Operação SP Sem Fogo é uma parceria entre as Secretarias de Estado de Defesa Civil, de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e de Segurança Pública. Além disso, conta com ações e investimentos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Fundação Florestal e Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento.


alesp