Deputado se reúne com secretário estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
15/06/2023 14:55 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Deputado Dirceu Dalben  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2023/fg303442.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Dirceu Dalben se reuniu, recentemente, com o secretário estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Marcos da Costa, em São Paulo, para tratar de programas desenvolvidos pela pasta e apresentar propostas de políticas públicas inclusivas, cujos projetos de lei de autoria do parlamentar estão em tramitação nas comissões permanentes da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). No mesmo dia, o parlamentar também acompanhou a abertura da exposição "De Dentro para Fora", no Museu da Inclusão.

"A Secretaria tem uma série de iniciativas voltadas à inclusão das pessoas com deficiências em nosso estado. Colocamos o mandato à disposição para contribuir com o desenvolvimento destes programas e também apresentamos os projetos de nossa autoria que estão tramitando na Alesp com o objetivo de garantir mais qualidade de vida para a pessoa com deficiência", destacou Dalben.

Dentre os projetos de lei estão a obrigatoriedade do atendimento de idosos, gestantes e pessoas com deficiência física no pavimento térreo de prédios públicos ou privados quando inexistir equipamento interno para acesso a pavimentos superiores (PL 126/2021); prioridade ao aluno deficiente na matrícula em escola pública estadual mais próxima de sua residência (PL 463/2019) e a instituição do Programa Bilhete Especial Metropolitano (BEM) de transporte público coletivo de passageiros com deficiência (PL 224/2022).

"Trabalhar pela inclusão social é um dever de todos os agentes políticos e públicos. Nosso mandato tem apoiado instituições que trabalham com a assistência, desenvolvimento e inclusão das pessoas com deficiências desde o primeiro dia na Alesp. Também já destinamos R$ 1,7 milhão em emendas parlamentares para entidades de diversos municípios paulistas, conquistamos academias, playground e equipamentos para pessoas com deficiências por meio do programa estadual Cidades Acessíveis e vamos seguir em busca de muito mais, por isso, contamos com o apoio desta importante secretaria estadual", contou o parlamentar.

No encontro, ainda foram tratados sobre outras melhorias já conquistadas, como a inclusão do medicamento Spinraza no SUS, destinado ao tratamento de AME (Atrofia Muscular Espinhal). Na Alesp, o parlamentar também apoiou a isenção do ICMS na compra deste remédio e do Zolgensma. "Estes remédios são de altíssimo custo e essas medidas estão ajudando a salvar vidas", explicou Dalben.

O secretário Marcos da Costa agradeceu a parceria e o trabalho desenvolvido pelo deputado. "Parabéns pelo trabalho, por abraçar essa causa tão importante e que é uma causa que diz respeito à sociedade como um todo. Quando nós temos políticos de sua qualidade, de sua envergadura, defendendo essa bandeira, nós começamos a ter esperança de termos um futuro bem melhor, um futuro mais inclusivo para toda a população", disse o secretário.

"DE DENTRO PARA FORA"

Ainda no Museu da Inclusão, espaço cultural da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dirceu Dalben acompanhou a abertura da exposição "De Dentro para Fora", que retrata a história da atriz, escritora, empresária, palestrante, digital influencer, ativista brasileira e pessoa com síndrome de Down, Tathi Piancastelli, fazendo um paralelo à sociedade, o preconceito, a ignorância, junto à sensação da pessoa com síndrome de Down perante à opressão de sua voz, desejos e sentimentos.

"Fiquei feliz e honrado em participar deste evento, ao lado do secretário estadual Marcos da Costa, e também muito admirado com a exposição, que destaca as vivências de uma pessoa com síndrome de Down na sociedade, de forma interativa e inclusiva, com vídeos e imagens. Parabéns à Tathi e demais envolvidos na organização e realização desta linda exposição. Que Deus continue abençoando a todos!", disse Dalben.

Pelas lentes de Nila Costa, a exposição conta com 18 painéis fotográficos e 2 obras em acrílicas sobre telas, feitas pelo artista Manu Militão. A curadoria do projeto é da fotógrafa Jade Matarazzo. A exposição acontece até 26 de junho no Museu da Inclusão, na Avenida Mário de Andrade, 564, portão 10, na Barra Funda, em São Paulo. A entrada é gratuita.


alesp